Repository logo
 
Publication

Comunidades virtuais de aprendizagem: um caso de estudo na disciplina de estatística aplicada

dc.contributor.authorNunes, Catarina S.
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.contributor.authorVieira, Cristina Pereira
dc.date.accessioned2021-11-24T10:40:10Z
dc.date.available2021-11-24T10:40:10Z
dc.date.issued2021-11-12
dc.description.abstractUm mundo em constante mudança e o surgimento da internet abriram as portas para uma sociedade digital e em rede, na qual surgiram novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de aprendizagem. É nesses novos cenários que surgem as comunidades virtuais de aprendizagem. Este trabalho investiga a aquisição e o desenvolvimento de competências transversais de aprendizagem em comunidades virtuais orientadas, considerando os estudantes da unidade curricular de Estatística Aplicada do 2º ciclo na Universidade Aberta, onde é proposto um desafio acrescido aos estudantes, nomeadamente quando a indicação passa por trabalharem conceitos da área científica da matemática. Com os estudantes fora da sua área de conforto, as redes sociais e o trabalho colaborativo assumem uma relevância particular. A análise incide nas interações nos fóruns de discussão em sala de aula virtual tendo como referência o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta e o modelo Community of Inquiry. Os resultados mostram que o design de ambientes, ancorado nesses modelos e nas comunidades virtuais de aprendizagem, pode ter efeitos positivos no desenvolvimento de competências-chave, como a comunicação, a colaboração, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia. Contudo é necessário continuar a eliminar as barreiras no processo de ensino-aprendizagem (a distância) dos conteúdos pedagógicos da estatística e da matemáticapt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCatarina S Nunes, J. António Moreira e Cristina Pereira Vieira, “Comunidades Virtuais de Aprendizagem: um caso de estudo na disciplina de Estatística Aplicada”, 13th International Workshop in Mathematics e-Learning (e-math 2021), 11-12 Novembro 2021, Universidade Aberta, Lisboa (Oral presentation).pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11411
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.titleComunidades virtuais de aprendizagem: um caso de estudo na disciplina de estatística aplicadapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Portugal, 11-12 November 2021pt_PT
oaire.citation.title13th International Workshop on Mathematical e-Learning (e-math 2021)pt_PT
person.familyNameNunes
person.familyNameMoreira
person.familyNameVieira
person.givenNameCatarina S.
person.givenNameJ. António
person.givenNameCristina Pereira
person.identifier.ciencia-id691F-CDC2-E26A
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.ciencia-id6613-FC42-397A
person.identifier.orcid0000-0002-8357-0994
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.orcid0000-0002-5494-5371
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationcc3069ec-f930-455f-9226-b77e5d2dc14b
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublicationb41cac31-fb44-4537-95f2-cf9d5cc0600f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycc3069ec-f930-455f-9226-b77e5d2dc14b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
eMath2021_CNunes.pdf
Size:
685.09 KB
Format:
Adobe Portable Document Format