Repository logo
 
Publication

Reinventar o currículo para inovar as práticas: a utilização das tecnologias pelos professores veteranos

dc.contributor.authorMorgado, José Carlos
dc.contributor.authorMouraz, Ana
dc.contributor.authorFreires, Thiago
dc.date.accessioned2020-01-22T10:43:00Z
dc.date.available2020-01-22T10:43:00Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA inovação nas escolas passou a ser uma tendência nos discursos sobre a melhoria educativa, associada à mudança necessária das práticas para assegurar essa melhoria que, por sua vez, são exigidas pelo desafio de preparar estudantes para um futuro imprevisível. A relação do conceito de inovação às tecnologias da informação é obvia e naturalizada. Não é, por isso, estranho que aos professores veteranos também se associe uma maior dificuldade de acesso às tecnologias da informação que assim contribuiriam para obstaculizar a inovação necessária, ao mesmo tempo que aos estudantes, habituados desde o berço a deslizar os dedos pelos ecrãs dos telemóveis e I-pads, se associa uma competência digital quase “inata”. Todavia esse “digital gap” dos professores veteranos, tal como a proficiência “inata” dos estudantes parecem ser crenças infundadas. Esta comunicação, que se inclui no âmbito do projeto Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e (re)encantar a profissão docente depois dos 50 (REKINDLE+50) é uma revisão de literatura sobre o uso das tecnologias pelos professores veteranos, realizada com o objetivo de contribuir para o debate que tem vindo a realizar-se em torno do mito do “digital gap”.pt_PT
dc.description.sponsorshipReKINDLE+50 – Digital migrations and curricular innovation: giving new meaning to experience and rekindle teaching profession after 50” Fundação para a Ciência e a Tecnologia (nº 028017 / POCI-01-0145-FEDER-028017) (2018-2020)pt_PT
dc.description.sponsorshipReKINDLE+50 e POCI-01-0145-FEDER-028017
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9087
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAFIRSE / IEpt_PT
dc.subjectInovação curricularpt_PT
dc.subjectProfessores veteranospt_PT
dc.subjectTecnologiaspt_PT
dc.titleReinventar o currículo para inovar as práticas: a utilização das tecnologias pelos professores veteranospt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleXXVI Colóquio da Afirse Portugal. Tempos, espaços e artefactos em educaçãopt_PT
person.familyNameMorgado
person.familyNameMouraz
person.givenNameJosé Carlos
person.givenNameAna
person.identifierK-5236-2014
person.identifier.ciencia-id451A-5847-2060
person.identifier.orcid0000-0002-1216-2264
person.identifier.orcid0000-0001-7960-5923
person.identifier.scopus-author-id36005304600
person.identifier.scopus-author-idID 55213861200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication97e9db98-e7b7-485d-8d0e-2ac80d30b10e
relation.isAuthorOfPublication7d4ef2e7-55d8-453a-8d57-b0ae7ed9a750
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7d4ef2e7-55d8-453a-8d57-b0ae7ed9a750

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Reinventar o Currículo para Inovar as práticas - J. C. Morgado, A. Mouraz & T. Freires [ID - 217].pdf
Size:
687.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: