Repository logo
 
Publication

Práticas de leitura em voz alta na escola, família e comunidade: a experiência do "projeto Já Sei Ler – Leitura em Voz Alta”

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Patrícia
dc.contributor.authorEsteves, Sandrina
dc.date.accessioned2022-12-16T19:36:09Z
dc.date.available2022-12-16T19:36:09Z
dc.date.issued2021-01
dc.description.abstractNão nascemos leitores, aprendemos a ler e a gostar de ler, se as nossas aprendizagens e experiências o permitirem. Mais ainda, e como se sabe, quem lê mais lê melhor e, se lê melhor, vai ter vontade de ler mais. A vontade de ler, mais e melhor, passa, em muito, por estratégia sem parceria com aqueles que são contextos significativos para as crianças: a escola, a família e a comunidade (Lajes, 2007). A escola, a família e a comunidade têm um papel essencial na promoção da leitura, contribuindo para a criação de leitores eficientes, motivados e que partilham o gosto pelo conhecimento. Devem, por isso, ser criadas práticas de colaboração entre professores, família e comunidade, com o intuito de promover a leitura e, assim, o sucesso escolar e pessoal dos alunos. O projeto JÁ SEI LER: Leitura em Voz Alta, que teve início em janeiro de 2019, em Portugal, destina-se a crianças que frequentam o 1º ano de escolaridade, acompanhando-as ao longo do seu percurso de quatro anos no 1º Ciclo do Ensino Básico, e atua em três grandes eixos: (i) a promoção de estratégias que fomentem a leitura em voz alta em sala de aula, com vista ao desenvolvimento de uma leitura fluente e compreensiva; (ii) o desenvolvimento de hábitos de leitura partilhada em família, que conduzam a um sucesso pessoal e escolar; e (iii) o envolvimento com a comunidade, levando a uma sensibilização face à importância da leitura na construção individual e do futuro cidadão.pt_PT
dc.description.abstractWe are not born readers, we learn to read and to enjoy reading, if our learning and experiences allow it. Moreover, and as you know, who reads more read better and, if you read better, will want to read more. The willingness to read, more and better, goes a long way towards strategies in partnership with those that are significant contexts for children: the school, the family and the community (Lajes, 2007). The school, the family and the community play an essential role in promoting reading, contributing to the creation of efficient, motivated and knowledgeable readers. Therefore, moments of collaboration between teachers, family and community should be created with the purpose of promoting reading and thus the success of students and students. The I KNOW READ OUT project: Reading in High Voice, which began in January 2019 in Portugal, is aimed at children who attend the first year, accompanying them throughout their four-year course in the 1st cycle of ensino básico and works in three main areas: (i) the promotion of strategies that promote reading aloud in the classroom, in order to develop a fluent and comprehensive reading; (ii) the development of shared reading habits in the family, leading to personal and school success; and (iii) involvement with the community, leading to an awareness of the importance of reading in individual construction and the future citizen.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.22533/at.ed.21521120115pt_PT
dc.identifier.isbn978-65-5706-721-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12749
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAtena Editorapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectLeitura em voz altapt_PT
dc.subjectHábitos de leiturapt_PT
dc.subjectPromoção da leiturapt_PT
dc.subjectReading aloudpt_PT
dc.subjectReading habitspt_PT
dc.subjectReading promotionpt_PT
dc.titlePráticas de leitura em voz alta na escola, família e comunidade: a experiência do "projeto Já Sei Ler – Leitura em Voz Alta”pt_PT
dc.title.alternativeReading aloud at school, family, and community: the experience of "I Know How to Read project - Reading Aloud"pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePonta Grossa - Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage177pt_PT
oaire.citation.startPage167pt_PT
oaire.citation.titlePolíticas públicas na educação e a construção do pacto social e da sociabilidade humanapt_PT
person.familyNameAlmeida
person.familyNameEsteves
person.givenNameAna Patrícia
person.givenNameSandrina
person.identifier.ciencia-id8A16-E8FD-FBB0
person.identifier.ciencia-id3C11-B55B-7B73
person.identifier.orcid0000-0001-5242-8285
person.identifier.orcid0000-0003-1438-7851
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication6648fc04-9ea5-4cc9-8f13-cd2ccb9e9119
relation.isAuthorOfPublication00d81f98-d167-4ea6-9bc6-a1409ac432f7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery00d81f98-d167-4ea6-9bc6-a1409ac432f7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CaptuloAtena_APA_SE.pdf
Size:
5.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: