Repository logo
 
Publication

Economia circular, economia verde e sustentabilidade: percepções dos docentes e estudantes do ISMU, ESCN, ISFIC e Uni-Licungo sobre as suas práticas

datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
datacite.subject.sdg17:Parcerias para a Implementação dos Objetivospt_PT
dc.contributor.authorFazenda, Rodrigues Zicai
dc.contributor.authorCardoso, Damiao
dc.contributor.authorBaloi, Jochua Abrão
dc.contributor.authorJacquinet, Marc
dc.contributor.authorMachanguia, Ana Lúcia
dc.contributor.authorChimene Júnior, João
dc.date.accessioned2024-01-19T15:55:38Z
dc.date.available2024-01-19T15:55:38Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractEste artigo pretende analisar as perceções e as práticas diárias da economia circular, economia verde e sustentabilidade nos docentes e estudantes do ISMU, ESCN, ISFIC e Uni-Licungo. O seu argumento central é que apesar dos docentes e estudantes do ISMU, ESCN, ISFIC e Uni-Licungo terem perceção da economia circular, economia verde e sustentabilidade, eles não têm a prática diária destes elementos. Recordar que até a década de 1960 a economia era sempre linear o que levava a desperdício e que de forma rápida acabaria por levar ao esgotamento dos recursos naturais, criando de certa forma perigo para o nosso futuro comum devido a degradação do ambiente. Foi daí que se pensou na economia circular, economia verde e na sustentabilidade. O presente estudo é baseado num questionário cujas opções de respostas às perguntas obedecem uma escala de tipo likert de cinco categorias. As variáveis que foram sendo cruzadas tiveram sua seleção de acordo com a respetiva intensidade de relacionamento, tendo sido escolhidas somente aquelas cujo relacionamento (r) era forte. Também foram realizados testes de correlação e apresentadas várias formas de validade do instrumento de recolha de dados (o questionário) e a validade dos dados. O estudo conclui que a incorporação da sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior (IES) aquando da execução das atividades diárias tomando como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é fundamental para que haja uma educação para a sustentabilidade, contribua-se para mudanças de comportamento a nível das Instituições de Ensino Superior (IES) e que de forma mais expedita haja mais práticas sobre os domínios da economia verde, sustentabilidade e economia circular, o que vai contribuír para uma melhor educação orientada a cidadania ambiental. A prática da economia circular, economia verde e a sustentabilidade trazem consequências benéficas ao nosso planeta e à humanidade.pt_PT
dc.description.abstractThis article intends to analyze the perceptions and daily practices of the circular economy, green economy and sustainability among teachers and students at ISMU, ESCN, ISFIC and Uni-Licungo. Its central argument is that although ISMU, ESCN, ISFIC and Uni-Licungo teachers and students have a perception of the circular economy, green economy and sustainability, they do not have the daily practice of these elements. Remember that until the 1960s, the economy was always linear, which led to waste and that would quickly end up leading to the depletion of natural resources, creating a certain danger for our common future due to the degradation of the environment. That's when we thought about the circular economy, green economy and sustainability. The present study is based on a questionnaire whose options for answering the questions follow a five-category Likerttype scale. The variables that were being crossed were selected according to the respective relationship intensity, with only those whose relationship (r) was strong being chosen. Correlation tests were also performed and various forms of validity of the data collection instrument (the questionnaire) and data validity were presented. The study concludes that the incorporation of sustainability in Higher Education Institutions (HEIs) when carrying out daily activities based on the 17 Sustainable Development Goals (SDGs) is fundamental for there to be an education for sustainability, to contribute to changes of behavior at Higher Education Institutions (HEIs) level and that there are more practices in the areas of green economy, sustainability and circular economy more quickly, which will contribute to a better education oriented to environmental citizenship. The practice of circular economy, green economy and sustainability bring beneficial consequences to our planet and humanity.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFazenda, R. Z., Cardoso, D., Baloi, J., Jacquinet, M., Machanguia, A., & Júnior, J. (2023). Economia Circular, Economia Verde e Sustentabilidade: Percepções dos docentes e estudantes do ISMU, ESCN, ISFIC e Uni-Licungo sobre as suas práticas. Revista Da UI_IPSantarém, 11(2), 296–311. https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32806pt_PT
dc.identifier.doi10.25746/ruiips.v11.i2.32806pt_PT
dc.identifier.issn2182-9608
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/15527
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarempt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEconomia circularpt_PT
dc.subjectEconomia linearpt_PT
dc.subjectEconomia verdept_PT
dc.subjectODSpt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectMoçambiquept_PT
dc.subjectCircular economypt_PT
dc.subjectLinear economypt_PT
dc.subjectGreen economypt_PT
dc.subjectSDGpt_PT
dc.subjectSustainabilitypt_PT
dc.titleEconomia circular, economia verde e sustentabilidade: percepções dos docentes e estudantes do ISMU, ESCN, ISFIC e Uni-Licungo sobre as suas práticaspt_PT
dc.title.alternativeCircular economy, green economy and sustainability: perceptions of teachers and students at ISMU, ESCN, ISFIC and Uni-Licungo on their practicespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage311pt_PT
oaire.citation.startPage296pt_PT
oaire.citation.titleRevista da UI_IPSantarémpt_PT
person.familyNameFazenda
person.familyNameCardoso
person.familyNameBaloi
person.familyNameJacquinet
person.familyNameChimene Júnior
person.givenNameRodrigues
person.givenNameDamiao
person.givenNameJochua Abrão
person.givenNameMarc
person.givenNameJoão
person.identifierR-000-K0Z
person.identifier.ciencia-idDC1D-AB2E-88D6
person.identifier.ciencia-idCC11-51FD-F4CE
person.identifier.orcid0000-0002-3591-1387
person.identifier.orcid0009-0009-9831-545X
person.identifier.orcid0000-0002-8992-6920
person.identifier.orcid0000-0003-1157-060X
person.identifier.orcid0009-0003-0579-7020
person.identifier.ridC-1097-2009
person.identifier.scopus-author-id36727345600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfda88399-81ee-4d04-add5-1598ddfb6c47
relation.isAuthorOfPublication4a62b78c-6435-4d45-9290-0edc46e7d19a
relation.isAuthorOfPublication8111ae10-4eed-46f6-ab2a-8ff5c8cee949
relation.isAuthorOfPublication3f95c487-fed0-4374-a428-b1dee2db4a9a
relation.isAuthorOfPublication58f7d032-91c9-4756-a30f-a1baae7c5121
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfda88399-81ee-4d04-add5-1598ddfb6c47

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
32806-Texto do Trabalho-141629-1-10-20230912.pdf
Size:
1.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: