Repository logo
 
Publication

Discutindo estilos de aprendizagem com tecnologias do Projeto Openlearn para videoconferĂȘncia e mapeamento do conhecimento

dc.contributor.authorOkada, Alexandra
dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.contributor.authorSantos, Lila
dc.date.accessioned2014-07-23T16:01:19Z
dc.date.available2014-07-23T16:01:19Z
dc.date.issued2008-05
dc.description.abstractEste artigo visa discutir sobre estilos de aprendizagem para subsidiar prĂĄticas pedagĂłgicas e processos de aprendizagem com as tecnologias do projeto OpenLearn: FlashMeeting para webconferĂȘncia e Compendium para mapas do conhecimento. Nosso foco de pesquisa Ă© identificar quais sĂŁo os recursos destas duas tecnologias e açÔes pedagĂłgicas que podem favorecer diferentes estilos de aprendizagem. Nossa fundamentação teĂłrica baseia-se na aprendizagem aberta, onde os aprendizes conduzem o seu processo de aprendizado e no conceito de estilos de aprendizagem como preferĂȘncias e tendĂȘncias de cada aprendiz que influenciam em sua maneira de apreender um conteĂșdo. A metodologia de pesquisa utilizada Ă© um estudo de caso com anĂĄlise qualitativa. Neste estudo, analisamos uma webconferĂȘncia e mapas desenvolvidos numa comunidade de pesquisa aberta (OpenLearn CPLP) nos quais os participantes – educadores, pesquisadores e aprendizes – discutem sobre estilos de aprendizagem e tecnologias. Os resultados nos possibilitam entender que numa comunidade de aprendizagem aberta, a discussĂŁo e a reflexĂŁo – tanto entre a equipe pedagĂłgica como de aprendizes – sobre os diferentes estilos de aprendizagem podem favorecer um maior aproveitamento dos recursos tecnolĂłgicos visando enriquecer mais o processo de aprendizagem.por
dc.identifier.citationOkada, Alexandra; Barros, Daniela MelarĂ© Vieira; Santos, Lila - Discutindo estilos de aprendizagem com tecnologias do Projeto Openlearn para videoconferĂȘncia e mapeamento do conhecimento. "Revista Estilos de Aprendizagem" [Em linha]. ISSN 2332-8533. Vol. 1, NÂș 2 (2008), p. 110-129por
dc.identifier.issn2332-8533
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3341
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://learningstyles.uvu.edu/index.php/jls/article/view/147por
dc.subjectEstilos de aprendizagempor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectVideoconferĂȘncia e mapas do conhecimentopor
dc.titleDiscutindo estilos de aprendizagem com tecnologias do Projeto Openlearn para videoconferĂȘncia e mapeamento do conhecimentopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage129por
oaire.citation.startPage110por
oaire.citation.titleRevista Estilos de Aprendizagempor
person.familyNameBarros
person.givenNameDaniela Melaré Vieira
person.identifier.ciencia-id2511-BF94-D07F
person.identifier.orcid0000-0002-1412-2231
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Barros_Daniela.pdf
Size:
1.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: