Publication
Discutindo estilos de aprendizagem com tecnologias do Projeto Openlearn para videoconferĂȘncia e mapeamento do conhecimento
dc.contributor.author | Okada, Alexandra | |
dc.contributor.author | Barros, Daniela Melaré Vieira | |
dc.contributor.author | Santos, Lila | |
dc.date.accessioned | 2014-07-23T16:01:19Z | |
dc.date.available | 2014-07-23T16:01:19Z | |
dc.date.issued | 2008-05 | |
dc.description.abstract | Este artigo visa discutir sobre estilos de aprendizagem para subsidiar prĂĄticas pedagĂłgicas e processos de aprendizagem com as tecnologias do projeto OpenLearn: FlashMeeting para webconferĂȘncia e Compendium para mapas do conhecimento. Nosso foco de pesquisa Ă© identificar quais sĂŁo os recursos destas duas tecnologias e açÔes pedagĂłgicas que podem favorecer diferentes estilos de aprendizagem. Nossa fundamentação teĂłrica baseia-se na aprendizagem aberta, onde os aprendizes conduzem o seu processo de aprendizado e no conceito de estilos de aprendizagem como preferĂȘncias e tendĂȘncias de cada aprendiz que influenciam em sua maneira de apreender um conteĂșdo. A metodologia de pesquisa utilizada Ă© um estudo de caso com anĂĄlise qualitativa. Neste estudo, analisamos uma webconferĂȘncia e mapas desenvolvidos numa comunidade de pesquisa aberta (OpenLearn CPLP) nos quais os participantes â educadores, pesquisadores e aprendizes â discutem sobre estilos de aprendizagem e tecnologias. Os resultados nos possibilitam entender que numa comunidade de aprendizagem aberta, a discussĂŁo e a reflexĂŁo â tanto entre a equipe pedagĂłgica como de aprendizes â sobre os diferentes estilos de aprendizagem podem favorecer um maior aproveitamento dos recursos tecnolĂłgicos visando enriquecer mais o processo de aprendizagem. | por |
dc.identifier.citation | Okada, Alexandra; Barros, Daniela MelarĂ© Vieira; Santos, Lila - Discutindo estilos de aprendizagem com tecnologias do Projeto Openlearn para videoconferĂȘncia e mapeamento do conhecimento. "Revista Estilos de Aprendizagem" [Em linha]. ISSN 2332-8533. Vol. 1, NÂș 2 (2008), p. 110-129 | por |
dc.identifier.issn | 2332-8533 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/3341 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://learningstyles.uvu.edu/index.php/jls/article/view/147 | por |
dc.subject | Estilos de aprendizagem | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | VideoconferĂȘncia e mapas do conhecimento | por |
dc.title | Discutindo estilos de aprendizagem com tecnologias do Projeto Openlearn para videoconferĂȘncia e mapeamento do conhecimento | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 129 | por |
oaire.citation.startPage | 110 | por |
oaire.citation.title | Revista Estilos de Aprendizagem | por |
person.familyName | Barros | |
person.givenName | Daniela Melaré Vieira | |
person.identifier.ciencia-id | 2511-BF94-D07F | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1412-2231 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c |