Repository logo
 
Publication

O "modelo de ensino direcionado ao cérebro para escolas do século 21" e o ensino/aprendizagem de português língua não materna em linha

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.advisorSalomão, Ricardo
dc.contributor.authorMota, Benedita Mardonia da
dc.date.accessioned2023-09-15T12:25:57Z
dc.date.available2023-09-15T12:25:57Z
dc.date.issued2023-07-20
dc.date.submitted2023-09-15
dc.description.abstractO presente estudo foi realizado e desenvolvido no contexto do ensino/aprendizagem de Português Língua Não Materna, em modalidade em linha, nos anos de 2022/2023. O objeto de estudo deste trabalho é o processo de identificação das vantagens que representa adaptar para o ensino/aprendizagem de Português Língua Não Materna, em linha, os princípios pedagógicos encontrados em um estudo realizado pela Dra. Mariale Hardiman, devidamente apresentado na sua obra intitulada: O Modelo de Ensino Direcionado ao Cérebro para as Escolas do Século 21 (Tradução nossa). O Modelo de Ensino Direcionado ao Cérebro para as Escolas do Século 21 apresenta bases científicas para respaldar a ideia de que o cérebro aprende melhor sob circunstâncias específicas. O Modelo de ensino analisado para nosso estudo aborda seis componentes relacionados com a forma como aprende o cérebro: como estabelecer o clima emocional para a aprendizagem; como criar o ambiente físico propício para a aprendizagem; como projetar a experiência de aprendizagem; como ensinar para domínio do conteúdo habilidades e conceitos; como ensinar para a extensão e aplicação do conhecimento desenvolvendo a criatividade e a Inovação na educação e como avaliar para aprimorar a aprendizagem. Este trabalho analisa e descreve os seis componentes de “O Modelo de Ensino Direcionado ao Cérebro para as Escolas do Século 21” e oferece um contributo a educadores virtuais, apresentando sugestões de como adaptar os princípios pedagógicos do Modelo em um curso de Português Língua Não Materna em linha.pt_PT
dc.description.abstractThe present study was conducted and developed in the context of teaching/learning of Portuguese as a Second Language in online modality in the years 2022/2023. The object of study of this work is the process of identifying the advantages that represent adapting to the teaching/learning of Portuguese as a Second Language, in an online-learning context, the pedagogical principles found in a study conducted by Dr. Mariale Hardiman, duly presented in her work entitled "The Brain Targeted Teaching Model for 21st-Century Schools" (2012). The Brain Targeted Teaching Model for 21st-Century Schools presents scientific basis to support the idea that the brain learns best under specific circumstances. The teaching model analyzed for our study addresses six components related to how the brain learns and how to establish the emotional climate for learning; create the physical environment conducive to learning; design the learning experience; teach to master the content skills and concepts; teach for the extension and application of knowledge by developing creativity and innovation in education; evaluate to enhance learning. This paper analyzes and describes the components of The Brain Targeted Teaching Model for 21st-Century Schools model and offers a contribution to virtual educators by presenting suggestions on how to adapt the pedagogical principles of the Model in an online course for Portuguese as a Second Language.pt_PT
dc.identifier.citationMota, Benedita Mardonia da - O "modelo de ensino direcionado ao cérebro para escolas do século 21" e o ensino/aprendizagem de português língua não materna em linha. [S.l.]: [s.n.], 2023. 144 p.
dc.identifier.tid203362020
dc.identifier.tid203362020
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/14935
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectPortuguês língua não maternapt_PT
dc.subjectEnsino em linhapt_PT
dc.subjectModelopt_PT
dc.subjectTeaching/learningpt_PT
dc.subjectPLNMpt_PT
dc.subjectE-learningpt_PT
dc.subjectModelpt_PT
dc.titleO "modelo de ensino direcionado ao cérebro para escolas do século 21" e o ensino/aprendizagem de português língua não materna em linhapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna, apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TMPLNM_BeneditaMota.pdf
Size:
3.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: