Repository logo
 
Publication

Pedagogias pós-pandemia e hibridização do trabalho docente: digitalização e práticas educacionais abertas

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg05:Igualdade de Géneropt_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorMorgado, Lina
dc.contributor.authorAfonso, Ana Paula
dc.contributor.authorRocha, Maria Antonieta
dc.contributor.authorSpilker, Maria João
dc.date.accessioned2021-12-02T16:56:20Z
dc.date.available2021-12-02T16:56:20Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO cenário vivido recentemente com a pandemia colocou novos desafios e rupturas à sociedade, incluindo a educação. Os governos recorreram a medidas extremas como, o estado de emergência. Em Portugal todas as instituições de ensino encerraram. Desse facto emergiu a necessidade de dar continuidade e concluir o ano escolar através da mediação tecnológica. Este capítulo discute e apresenta uma pesquisa em progresso sobre a resposta das instituições de ensino portuguesas e a adoção de alternativas ao ensino tradicional. Esta transição de uma sala de aula presencial para uma sala de aula online conduziu a práticas diversas: desde a adopção de práticas educacionais que constituíam uma réplica do sistema presencial (Remote Learning), a práticas mais suportadas na matriz Educação a Distância (EAD), a modelos híbridos e ainda, modelos de Educação Aberta (EA) e de práticas educacionais abertas (PEA). A pesquisa adopta a metodologia Design-Based Research (DBR) tendo implementado vários ciclos iterativos: entrevistas e grupo focal; design de intervenções por equipa interdisciplinar; desenvolvimento de modelo de formação de professores; avaliação. Este capítulo apresenta os resultados do projeto em progresso e dos modelos desenhados de acordo com a análise no terreno que possibilitaram o apoio à medida às instituições envolvidas através do LE@D, a unidade de pesquisa dedicada à EAD.pt_PT
dc.description.abstractThe recent pandemic scenario has posed new challenges and disruptions to society, including education. Governments have resorted to extreme measures such as a state of emergency. In Portugal all educational institutions closed down. From this fact emerged the need to continue and conclude the school year through technological mediation. This chapter discusses and presents a research in progress on the response of Portuguese educational institutions and the adoption of alternatives to traditional teaching. This transition from a face-to-face classroom to an online classroom has led to diverse practices: from the adoption of educational practices that were a replica of the face-to-face system (Remote Learning), to practices more supported in the Distance Education matrix (DL), hybrid models, and also, Open Education (OE) and Open Educational Practices (OAP) models. The research adopts the Design-Based Research methodology, having implemented several cycles: interviews and focus groups; design of interventions by an interdisciplinary team; development of a teacher training model; and evaluation. This chapter presents the results of the project and the models designed according to the field analysis, that enabled tailored support to the institutions involved through LE@D, the research unit dedicated to ODL.pt_PT
dc.description.sponsorshipEste projeto foi apoiado pela FCT por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMorgado, L., Afonso, A.P., Rocha, A. & Spilker, M. J. (2021). Pedagogias pós-pandemia e hibridização do trabalho docente: digitalização e práticas educacionais abertas, In E.M. Mallmann, A.A. Reginatto e T. F. Alberti (Orgs). Formação de professores: políticas públicas e tecnologias educacionais, vol 1, pp. 21-43, Ed Pimental Cultural, doi: 10.31560/pimentacultural/2021.384pt_PT
dc.identifier.doi10.31560/pimentacultural/2021.384pt_PT
dc.identifier.isbn978-65-5939-238-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11459
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPimenta Culturalpt_PT
dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory
dc.relation.publisherversionhttps://12a44a16-333b-2afc-4c09-a9f4ce61c300.filesusr.com/ugd/18b7cd_f8f3fb8770154b88aa51dcdcb4d6927c.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino híbridopt_PT
dc.subjectTrabalho docentept_PT
dc.subjectDigitalizaçãopt_PT
dc.subjectPráticas educacionais abertaspt_PT
dc.titlePedagogias pós-pandemia e hibridização do trabalho docente: digitalização e práticas educacionais abertaspt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleDistance Education and Elearning Laboratory
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04372%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulopt_PT
oaire.citation.endPage43pt_PT
oaire.citation.startPage21pt_PT
oaire.citation.titleFormação de professores: políticas públicas e tecnologias educacionaispt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameMorgado
person.familyNameAfonso
person.familyNameRocha
person.familyNameSpilker
person.givenNameLina
person.givenNameAna Paula
person.givenNameMaria Antonieta
person.givenNameMaria João
person.identifier.ciencia-idDA1C-8D7A-8A82
person.identifier.ciencia-id0F14-9519-51DD
person.identifier.ciencia-idA518-4D8B-1847
person.identifier.ciencia-id4916-771B-1F66
person.identifier.orcid0000-0002-4973-6727
person.identifier.orcid0000-0001-6701-0922
person.identifier.orcid0000-0003-1189-9261
person.identifier.orcid0000-0003-1282-4691
person.identifier.ridD-3122-2012
person.identifier.scopus-author-id55980016200
person.identifier.scopus-author-id56027709100
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc
relation.isAuthorOfPublicationa6b743f6-6539-4898-af49-f97ff8f209ba
relation.isAuthorOfPublicationa7812075-b40c-49ee-be3d-0ce21e6b683e
relation.isAuthorOfPublicationce3a3344-cb9c-4983-8749-2850fb219c8e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc
relation.isProjectOfPublication2903efde-d8af-4eb5-8244-1aae69467bca
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery2903efde-d8af-4eb5-8244-1aae69467bca

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
linamorgado_aafonso_arocha_mspilker_pedagogias_pós_pandemia2021.pdf
Size:
4.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Capítulo livro