Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.96 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A Wikipédia apresenta-se na atualidade como uma ferramenta incontornável quando se faz uma pesquisa na internet. Mas será um recurso educacional? Aberto? Global? Nesta comunicação procuramos respostas a estas questões , contribuindo, assim, para uma reflexão que julgamos urgente e pertinente. Para o efeito, enquadramos a Wikipédia na educação aberta, explorando o Programa Wikipédia na Educação. Da análise destes referenciais, emerge a utilização da Wikipédia como instrumento de ensino, aprendizagem, formação e investigação, que defendemos ser uma estratégia pedagógica a considerar, nomeadamente, em diferentes níveis de ensino e em diferentes contextos educacionais.
Description
Produção científica integrada na Investigação do Doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning. Projeto acolhido pela UID 4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta- Referência: UID4372/FCT-FA-PPhD2019-02
Keywords
Educação aberta Recursos educacionais abertos Wikipédia Programa Wikipédia na Educação Estratégia pedagógica
Citation
Cardoso, T. & Pestana, F. (2018). Wikipédia, um recurso... Educacional? Aberto? Global?. Livro de Resumos do Congresso Internacional Repensar Portugal, a Europa e a Globalização, 2 a 6 de novembro de 2018, Fundação Calouste Gulbenkian,p. 28.pp. 187-199. Curitiba: Editora ARTEMIS.
Publisher
PAPELMUNDE