Repository logo
 
Publication

Colaboração em ambientes online na resolução de tarefas de aprendizagem

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.authorMiranda, Luísa
dc.contributor.authorMorais, Carlos
dc.contributor.authorDias, Paulo
dc.date.accessioned2024-07-18T13:14:58Z
dc.date.available2024-07-18T13:14:58Z
dc.date.issued2007
dc.descriptionAcats da V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, realizada em Braga, de 17-18 de maio de 2007.pt_PT
dc.description.abstractNuma sociedade em permanente mudança, com transformações profundas quer nas concepções de aprendizagem e construção das representações de conhecimento, quer na sua aplicação em situações reais e profissionais, surge uma enorme necessidade de aprofundar a compreensão dos processos de aprendizagem colaborativa a partir dos ambientes online, os quais pelas suas potencialidades são meios poderosos para o desenvolvimento da flexibilização das representações e da sua adequação aos contextos de prática. O sucesso da actividade colaborativa online depende de vários aspectos de entre os quais se referem a sua planificação e o acompanhamento das aprendizagens, tendo como referência a necessidade de se criar um sentimento de comunidade e de ligação entre os alunos, e entre estes e os professores, procurando o envolvimento dos principais actores no processo de ensino e aprendizagem na definição e consecução conjunta dos objectivos de aprendizagem. A colaboração e os seus modos de desenvolvimento nas comunidades de aprendizagem constituem um dos aspectos centrais do estudo referido e apresentam-se como um meio fundamental para a aprendizagem dos alunos, pois assim podem compreender questões, desenvolver argumentos e partilhar significados e conclusões (Bender, 2003). Admitindo a importância dos ambientes online, nesta reflexão, para além da abordagem dos temas ambientes de aprendizagem online e colaboração online, também apresentaremos resultados acerca das percepções de alunos do ensino superior, quando expostos ao desenvolvimento de actividades de aprendizagem em ambientes online, a partir de uma investigação realizada, no âmbito de uma tese de doutoramento, na Universidade do Minho.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-972-9746-52-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16268
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competênciapt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectAmbientes onlinept_PT
dc.titleColaboração em ambientes online na resolução de tarefas de aprendizagempt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage585pt_PT
oaire.citation.startPage576pt_PT
oaire.citation.titleChallenges 2007. Actas da V Conferência Internacional de Tecnologias de Infomação e Comunicação na Educaçãopt_PT
person.familyNameDias
person.givenNamePaulo
person.identifier.orcid0000-0003-3385-5243
person.identifier.ridF-1800-2016
person.identifier.scopus-author-id55769747744
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication604e3290-0b7a-4172-bf8a-f1cb2dc748bc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery604e3290-0b7a-4172-bf8a-f1cb2dc748bc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Colaboracao em ambientes online na resolucao de tarefas de aprendizagem.pdf
Size:
7.93 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: