Publication
Colaboração em ambientes online na resolução de tarefas de aprendizagem
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 09:Indústria, Inovação e Infraestruturas | pt_PT |
dc.contributor.author | Miranda, Luísa | |
dc.contributor.author | Morais, Carlos | |
dc.contributor.author | Dias, Paulo | |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T13:14:58Z | |
dc.date.available | 2024-07-18T13:14:58Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.description | Acats da V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, realizada em Braga, de 17-18 de maio de 2007. | pt_PT |
dc.description.abstract | Numa sociedade em permanente mudança, com transformações profundas quer nas concepções de aprendizagem e construção das representações de conhecimento, quer na sua aplicação em situações reais e profissionais, surge uma enorme necessidade de aprofundar a compreensão dos processos de aprendizagem colaborativa a partir dos ambientes online, os quais pelas suas potencialidades são meios poderosos para o desenvolvimento da flexibilização das representações e da sua adequação aos contextos de prática. O sucesso da actividade colaborativa online depende de vários aspectos de entre os quais se referem a sua planificação e o acompanhamento das aprendizagens, tendo como referência a necessidade de se criar um sentimento de comunidade e de ligação entre os alunos, e entre estes e os professores, procurando o envolvimento dos principais actores no processo de ensino e aprendizagem na definição e consecução conjunta dos objectivos de aprendizagem. A colaboração e os seus modos de desenvolvimento nas comunidades de aprendizagem constituem um dos aspectos centrais do estudo referido e apresentam-se como um meio fundamental para a aprendizagem dos alunos, pois assim podem compreender questões, desenvolver argumentos e partilhar significados e conclusões (Bender, 2003). Admitindo a importância dos ambientes online, nesta reflexão, para além da abordagem dos temas ambientes de aprendizagem online e colaboração online, também apresentaremos resultados acerca das percepções de alunos do ensino superior, quando expostos ao desenvolvimento de actividades de aprendizagem em ambientes online, a partir de uma investigação realizada, no âmbito de uma tese de doutoramento, na Universidade do Minho. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-9746-52-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/16268 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Competência | pt_PT |
dc.subject | Colaboração | pt_PT |
dc.subject | Ambientes online | pt_PT |
dc.title | Colaboração em ambientes online na resolução de tarefas de aprendizagem | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 585 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 576 | pt_PT |
oaire.citation.title | Challenges 2007. Actas da V Conferência Internacional de Tecnologias de Infomação e Comunicação na Educação | pt_PT |
person.familyName | Dias | |
person.givenName | Paulo | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3385-5243 | |
person.identifier.rid | F-1800-2016 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55769747744 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 604e3290-0b7a-4172-bf8a-f1cb2dc748bc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 604e3290-0b7a-4172-bf8a-f1cb2dc748bc |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Colaboracao em ambientes online na resolucao de tarefas de aprendizagem.pdf
- Size:
- 7.93 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: