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A formação contínua como promotora do desenvolvimento profissional dos trabalhadores da AT: a supervisão e a evolução das práticas pedagógicas

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorHenriques, Susana
dc.contributor.authorLopes, Fernanda Maria Andrade
dc.date.accessioned2023-05-02T13:40:49Z
dc.date.embargo2026-04-20
dc.date.issued2023-04-20
dc.date.submitted2023-05-02
dc.description.abstractNuma sociedade em constante mudança, para que as organizações e instituições consigam atingir os seus objetivos, precisam ter equipas competentes capazes de responder aos desafios e demandas, que se impõem. Nesse sentido, é preciso que a formação contínua ministrada permita aos trabalhadores desenvolver as competências necessárias para o desempenho cabal das suas funções. No entanto, não foram localizados estudos sobre o processo formativo na Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). Assim, este trabalho de investigação, foi desenvolvido com objetivo de verificar qual o contributo da formação contínua na promoção do desenvolvimento profissional dos trabalhadores da AT. Pretendeu-se perceber, tanto quanto possível, como é que a formação dos trabalhadores tem evoluído, qual a perceção dos trabalhadores sobre a formação ministrada, qual o papel da supervisão pedagógica nas práticas formativas, qual a perceção dos decisores da formação sobre a supervisão, o contributo das decisões para o desempenho profissional dos trabalhadores e, por fim, que modelos de supervisão estão presentes na formação contínua da instituição. Como metodologia optou-se por uma abordagem mista, na modalidade de estudo de caso, com o objetivo exploratório e descritivo. Como técnicas de recolha de dados usamos o inquérito por entrevista e por questionário. Os dados indicaram que as práticas formativas têm sofrido algumas alterações, com o intento de preparar os funcionários para o desempenho das funções atuais ou as que venham a desempenhar. Verificou-se que, a supervisão da formação na AT não existe de forma estruturada e definida, no entanto, foram apurados dados que indiciaram que existe uma supervisão em vários níveis e entre vários atores, essencialmente vertical e diretiva, muito embora se vislumbre que possa haver alguma supervisão colaborativa.pt_PT
dc.description.abstractThe demands of an ever-changing and globalized society dictate the need for competent teams with the ability to face challenges, in order to ensure institutions do achieve their goals. It is very important that the workplace continuous training courses offered by the institutions provide the employees with the necessary skills to perform their functions to the best of their ability and to the highest standards. However, there are no studies or research work on the formative process of the Portuguese Tax and Customs Authority (AT) employees. The purpose of this research work was to investigate the relevance of continuous workplace training courses to the professional development of the AT employees and how these courses affect their performance. We aimed at verifying, as accurately as possible, how the training of employees has evolved, what their perception about the training courses provided by the institution is, what role does the pedagogical supervision in training practices have, and what the perception of training decision-makers on supervision is. We would also like to grasp the contribution of such decisions to the professional performance of employees, as well as the type of supervision models present in the institution's training courses. As a methodology, a mixed approach was chosen, in the form of a case study, with exploratory and descriptive purpose. Survey by interview and by questionnaire was the data collection technique chosen. The data collected suggested that the training practices have undergone some changes, aimed at preparing employees for their current duties and for duties they might carry out in the future. We concluded that the supervision of training courses by the AT does not exist in a structured and well-defined form. However, there is some evidence of supervision at various levels and amongst several participants, essentially vertical and directive, although some collaborative supervision may be glimpsed as well.pt_PT
dc.description.sponsorshipA investigação realizada no âmbito desta Dissertação de Mestrado está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.pt_PT
dc.identifier.citationLopes, Fernanda Maria Andrade - A formação contínua como promotora do desenvolvimento profissional dos trabalhadores da AT [Em linha]: a supervisão e a evolução das práticas pedagógicas. [S.l.]: [s.n.], 2023. 157 p.
dc.identifier.tid203288769
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13684
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação contínuapt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento pessoalpt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.subjectCompetênciapt_PT
dc.subjectAutoridade Tributária e Aduaneira (AT)pt_PT
dc.subjectContinuing educationpt_PT
dc.subjectPedagogical practicespt_PT
dc.subjectProfessional and personal developmentpt_PT
dc.subjectSupervisionpt_PT
dc.subjectSkillspt_PT
dc.subjectPortuguese Tax and Customs Authority (AT)pt_PT
dc.titleA formação contínua como promotora do desenvolvimento profissional dos trabalhadores da AT: a supervisão e a evolução das práticas pedagógicaspt_PT
dc.title.alternativeContinuous training as a promoter of the professional development of AT workers: the supervision and evolution of pedagogical practicespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapt_PT

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