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- A formação profissional nas autarquias: perceção dos decisores/supervisoresPublication . Germano, Maria Carolina Vicente Ribeiro; Henriques, SusanaEste estudo foi realizado no âmbito da Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica, da Universidade Aberta e tem como objetivo verificar que tipo de supervisão é efetuada nas autarquias para garantir que a formação desenvolvida promove o desenvolvimento de competências, assegura as necessidades dos seus funcionários e simultaneamente garante a consecução da Missão da Instituição. Das pesquisas efetuadas, compreende-se que, muito embora, existam vários estudos sobre a formação ministrada em autarquias, a análise da supervisão realizada em contextos diferenciados, em particular na Administração Local, é um tema pouco explorado, o que por si só, nos parece um aspeto inovador e promissor. Tendo em conta esta lacuna na bibliografia, é nosso entendimento que este estudo é pertinente, exequível e relevante para a sociedade atual, globalizada e tecnológica, em permanente evolução e mudança, que exige uma permanente adaptação em termos económicos, sociais, políticos e consequentemente educativos, formativos e profissionais. Assim, e com o intuito de caracterizar a formação profissional ministrada nas autarquias, identificar os responsáveis pela supervisão dessa formação, perceber como esta é realizada e conhecer a perceção dos supervisores da formação sobre a adequação da formação ao desenvolvimento de competências dos funcionários, às necessidades dos funcionários e à Missão da Instituição realizámos um estudo de natureza mista, utilizando como técnicas de recolha de dados a análise documental e o inquérito por questionário. Dos dados apurados concluímos que, muito embora, tenhamos tido algumas dificuldades em ter a participação dos municípios, na maioria deles não existe ainda um departamento de formação devidamente organizado e estruturado, dificultando, por isso, a identificação e análise da existência de supervisão pedagógica na formação profissional ministrada nas autarquias, pelo menos de forma inequívoca, consciente e significativa. Ainda assim, pudemos perceber que, se existir supervisão pedagógica esta será vertical, de carácter diretivo e administrativo.
- A formação contínua como promotora do desenvolvimento profissional dos trabalhadores da AT: a supervisão e a evolução das práticas pedagógicasPublication . Lopes, Fernanda Maria Andrade; Henriques, SusanaNuma sociedade em constante mudança, para que as organizações e instituições consigam atingir os seus objetivos, precisam ter equipas competentes capazes de responder aos desafios e demandas, que se impõem. Nesse sentido, é preciso que a formação contínua ministrada permita aos trabalhadores desenvolver as competências necessárias para o desempenho cabal das suas funções. No entanto, não foram localizados estudos sobre o processo formativo na Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). Assim, este trabalho de investigação, foi desenvolvido com objetivo de verificar qual o contributo da formação contínua na promoção do desenvolvimento profissional dos trabalhadores da AT. Pretendeu-se perceber, tanto quanto possível, como é que a formação dos trabalhadores tem evoluído, qual a perceção dos trabalhadores sobre a formação ministrada, qual o papel da supervisão pedagógica nas práticas formativas, qual a perceção dos decisores da formação sobre a supervisão, o contributo das decisões para o desempenho profissional dos trabalhadores e, por fim, que modelos de supervisão estão presentes na formação contínua da instituição. Como metodologia optou-se por uma abordagem mista, na modalidade de estudo de caso, com o objetivo exploratório e descritivo. Como técnicas de recolha de dados usamos o inquérito por entrevista e por questionário. Os dados indicaram que as práticas formativas têm sofrido algumas alterações, com o intento de preparar os funcionários para o desempenho das funções atuais ou as que venham a desempenhar. Verificou-se que, a supervisão da formação na AT não existe de forma estruturada e definida, no entanto, foram apurados dados que indiciaram que existe uma supervisão em vários níveis e entre vários atores, essencialmente vertical e diretiva, muito embora se vislumbre que possa haver alguma supervisão colaborativa.