Repository logo
 
Publication

Reviver na Rede: um exemplo de literacia mediática e inclusão digital no Facebook

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorPinto, João
dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.date.accessioned2021-01-06T14:29:21Z
dc.date.available2021-01-06T14:29:21Z
dc.date.issued2020
dc.descriptionO projeto “Reviver na Rede” emergiu do trabalho desenvolvido pelo primeiro autor, com orientação da coautora, no âmbito do Mestrado em Pedagogia do Elearning da Universidade Aberta, no contexto de uma pesquisa integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.pt_PT
dc.description.abstractNeste texto exploramos a possibilidade de o Facebook constituir um espaço de desenvolvimento da literacia mediática e inclusão digital, no contexto da Educação Aberta e da Educação ao longo da vida, apresentando, para o efeito, o projeto Reviver na Rede, um caso prático de referência, incluindo a nível internacional. A revolução digital impulsionou o paradigma da sociedade em rede, mediada pela tecnologia, com impacto nos estilos de vida, cada vez mais virtuais e online, estimulando novas formas de aprendizagem. As ferramentas digitais trouxeram, nomeadamente à educação, novos recursos, tanto no seu processo de construção como na forma como são disponibilizados, manuseados e apreendidos. Além disso, constata-se a necessidade de explorar a literacia mediática e inclusão digital, como forma de democratizar o acesso à informação, e sua correta interpretação, por todos os cidadãos, tornando-os mais ativos e socialmente participativos. Por outro lado, os espaços privilegiados para a aprendizagem têm também evoluído. A tradicional Escola tem vindo a perder o domínio na educação ao longo da vida para outras abordagens informais, baseadas na Web 2.0, como é o caso das redes sociais, configurando novos espaços de e para a aprendizagem colaborativa e cooperativa. No caso do Facebook, constatamos que se tornou um gigantesco e global palco virtual, no qual se promovem comportamentos e novas possibilidades de interação, configurando-se como um recurso significativo para o processo de ensino e aprendizagem; simultaneamente, também se tornou num disseminador de práticas e experiências educativas. Desta forma, e tomando como exemplo o projeto Reviver na Rede, tem sido possível concluir que o Facebook tem vindo a emergir na Educação com várias valências. Para além de recurso educacional, digital e multimédia, também pode assumir um papel muito relevante na partilha e construção do conhecimento, tornando-se numa plataforma de aprendizagem inclusiva e de desenvolvimento da literacia mediática e cívica.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPinto J. & Cardoso, T. (2020) Reviver na Rede: um exemplo de literacia mediática e inclusão digital no Facebook In L. G. Correia & T. Neves (Coords.) Livro de Resumos do XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (pp. 382-383). ISBN 978-989-95390-2-0.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95390-2-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10341
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracia mediáticapt_PT
dc.subjectInclusão digitalpt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.titleReviver na Rede: um exemplo de literacia mediática e inclusão digital no Facebookpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage384pt_PT
oaire.citation.startPage383pt_PT
person.familyNamePinto
person.familyNameCardoso
person.givenNameJoão
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-id7411-0E45-B572
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.orcid0000-0002-8161-2513
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationc762367a-b4a3-41d1-887f-3a12ee8544be
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SPCE - JP_TC.pdf
Size:
1.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format