Repository logo
 
Publication

DocĂȘncia online: um estudo na Universidade de BrasĂ­lia

dc.contributor.authorAmaro, Rosana
dc.contributor.authorTeles, LĂșcio
dc.contributor.authorMorgado, Lina
dc.date.accessioned2019-05-02T16:54:18Z
dc.date.available2019-05-02T16:54:18Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionConferĂȘncia realizada na Universidade do Minho em Bragapt_PT
dc.description.abstractEste estudo se apresenta no contexto de grande crescimento da educação superior e da Educação a DistĂąncia brasileira, assim o desenvolvimento da pesquisa abordarĂĄ a temĂĄtica “DocĂȘncia Online” e buscarĂĄ investigar os processos de docĂȘncia dos professores que utilizam tecnologias e de processos de comunicação humana mediados por computador na Universidade de BrasĂ­lia. O objetivo da pesquisa Ă© investigar a concepção de docĂȘncia online dos professores que atuam na modalidade Ă  distĂąncia na universidade. Em aspectos metodolĂłgicos trata-se de uma pesquisa de natureza predominantemente qualitativa, desenvolvida por meio de estudo de caso mĂșltiplo, instrumentalizada por meio de aplicação de questionĂĄrio online e entrevista individual. A construção teĂłrica se deu a partir dos autores: Teles (2009), Cortelazzo (2009), Silva (2012), Mill (2012), Toschi (2013), Valadares (2011), respectivamente, esses pesquisadores tratam a temĂĄtica docĂȘncia no escopo da aprendizagem em elearning, dos ambientes de aprendizagem online, da docĂȘncia online, da docĂȘncia virtual, dos ambientes virtuais de aprendizagem e ambientes construtivistas e investigativos. Esse conjunto de pesquisadores por meio da pesquisa cientĂ­fica contribuem com os processos formativos da docĂȘncia online. O estudo, em processo de investigação, encontra-se em etapa de anĂĄlise dos dados e obteve a participação de 143 professores que atuam na docĂȘncia online na Universidade de BrasĂ­lia.pt_PT
dc.description.abstractThis study appears in the high-growth context of higher education and the Brazilian Education Distance, so the development of the research will address the theme "Teaching Online" and seek to investigate the teaching processes of teachers who use technology and mediated human communication processes computer at the University of Brasilia. The objective of the research is to investigate the design of online teaching of teachers who work in distance mode in the university. In methodological aspects it is a predominantly qualitative research, developed through multiple case study, instrumentalzada through online questionnaire application and individual interviews. The theoretical construction was made from the authors:Teles (2009), Cortelazzo (2009), Silva (2012), Mill (2012), Toschi (2013), Valadares (2011), respectively, these researchers treat the thematic teaching in scope the e-learning learning, the online learning environments, online teaching, virtual teaching, virtual learning environments and constructivist and investigative environments. This group of researchers through scientific research contribute to the formation process of online teaching. The study, in the research process, is in the data analysis stage and obtained the participation of 143 teachers working in online teaching at the University of Brasilia.pt_PT
dc.description.sponsorshipBolsa da CAPES, Processo n.Âș BEX 8231/14-1, Universidade de BrasĂ­lia
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAmaro, Rosana; Teles, LĂșcio; Morgado, Lina - DocĂȘncia online: um estudo na Universidade de BrasĂ­lia. In Challenges 2015. ConferĂȘncia Internacional de TIC na Educação, 9, Braga, 2015 - "Meio SĂ©culo de TIC na Educação [Em linha] : atas". Organizado por Maria JoĂŁo Gomes; AntĂłnio JosĂ© OsĂłrio; LuĂ­s Valente. Braga : Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de CompetĂȘncia em TIC, 2015. ISBN 978-989-97374-3-3. p. 896-907pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-97374-3-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8143
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de CompetĂȘncia TICpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectDocĂȘncia onlinept_PT
dc.subjectTutoria onlinept_PT
dc.subjectEducação a distùnciapt_PT
dc.subjectEducação onlinept_PT
dc.subjectTeaching onlinept_PT
dc.subjectDistance educationpt_PT
dc.titleDocĂȘncia online: um estudo na Universidade de BrasĂ­liapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBraga, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage907pt_PT
oaire.citation.startPage896pt_PT
oaire.citation.titleChallenges 2015. Meio sĂ©culo de TIC na educação – Atas da IX ConferĂȘncia Internacional de TIC na Educaçãopt_PT
person.familyNameMorgado
person.givenNameLina
person.identifier.ciencia-idDA1C-8D7A-8A82
person.identifier.orcid0000-0002-4973-6727
person.identifier.ridD-3122-2012
person.identifier.scopus-author-id55980016200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ramaro_lteles_linamorgado_docenciaonline.pdf
Size:
139.19 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: