Repository logo
 
Publication

As principais características profissionais e pessoais de um diretor de uma organização com foco na ação educativa

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorCanário Ribeiro, Sandra
dc.date.accessioned2022-11-15T13:14:35Z
dc.date.available2022-11-15T13:14:35Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractNa literatura estrangeira encontramos alguns trabalhos de investigação que nos podem ajudar a percecionar o perfil de competências de desempenho dos líderes das organizações educativas, contudo, muitos deles referem-se a standards, recomendações, guidelines e frameworks. Há também documentos institucionais e os relatórios da OCDE. Contudo, em Portugal não existe nenhum documento orientador com referência ao perfil de gestão e ao estilo de liderança de uma organização educativa. No entanto, nos parâmetros de avaliação de um diretor de uma organização educativa são tidas em contas as competências do diretor mas, paradoxalmente, no ato de seleção do diretor não está definido o perfil de competências necessário. Neste sentido, afigura-se necessário identificar um perfil de gestão e um estilo de liderança de um diretor de uma organização educativa portuguesa. O objetivo deste estudo prendeu-se com a análise de documentos e investigações que determinam o desenvolvimento do sistema educativo português, nomeadamente na comparação das diferenças dos documentos de diferentes países assim como dos estudos de investigação realizados nessa área, no que respeita ao perfil de gestão e nas competências de liderança de um diretor de uma organização educativa. Os resultados sugerem um perfil de gestão e um estilo de liderança, no sentido de uma liderança pedagógica e transformacional, que acarreta uma série de mudanças no que respeita ao perfil do diretor a selecionar e a formar.pt_PT
dc.description.abstractIn the foreign literature we find some research works that can help us to perceive the profile of performance competencies of leaders of educational organizations, however, many of them refer to standards, recommendations, guidelines and frameworks. There are also institutional documents and OECD reports. However, in Portugal there is no guiding document with reference to the management profile and leadership style of an educational organization. However, in the evaluation parameters of a principal of an educational organization, the competencies of the principal are taken into account but, paradoxically, in the act of selecting the principal the necessary competency profile is not defined. Therefore, it seems necessary to identify a management profile and a leadership style of a principal of a Portuguese educational organization. The aim of this study was to analyze documents and research that determine the development of the Portuguese educational system, namely to compare the differences between documents from different countries as well as research studies conducted in this area, regarding the management profile and leadership competencies of a principal of an educational organization. The results suggest a management profile and a leadership style, in the sense of a pedagogical and transformational leadership, which entails a series of changes regarding the profile of the principal to be selected and trained.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCanário, S. (2022). As principais características profissionais e pessoais de um diretor de uma organização com foco na ação educativa, Brazilian Applied Science Review, 6, (4), 1305-1319, DOI:10.34115/basrv6n4-006pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34115/10.34115/basrv6n4-006pt_PT
dc.identifier.issn2595-3621
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12579
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BASR/article/view/50416pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEstilo de liderançapt_PT
dc.subjectPerfil de gestãopt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectDiretor de tumapt_PT
dc.subjectOrganização educativapt_PT
dc.subjectLeadership stylept_PT
dc.subjectManagement profilept_PT
dc.subjectCompetenciespt_PT
dc.subjectDirector of an educational organizationpt_PT
dc.titleAs principais características profissionais e pessoais de um diretor de uma organização com foco na ação educativapt_PT
dc.title.alternativeThe main professional and personal characteristics of a director of an organization focused on educational actionpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage1319pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage1305pt_PT
oaire.citation.titleBrazilian Applied Science Reviewpt_PT
oaire.citation.volume6pt_PT
person.familyNameCanário Ribeiro
person.givenNameSandra
person.identifier.orcid0000-0002-6692-6733
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf8d118d2-33ee-495f-ae13-90f87f92dd05
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf8d118d2-33ee-495f-ae13-90f87f92dd05

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
scanario_2022.pdf
Size:
307.72 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
artigo
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: