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Abstract(s)
O momento civilizatório actual define-se como de crise epistêmica, antropológica, ontológica e ética. Ratificando o espaço educacional como locus privilegiado de constituição de subjetividades, o acento deste estudo recai sobre as concepções de Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa
Santos. As articulações entre filosofia, sociologia e educação iluminam a
escola como território de construção subjetiva pela via da interdisciplinaridade.
Habermas, em diálogo com a teoria kohlberguiana do julgamento moral,
questiona o tecnicismo ao retomar uma ética iluminista cosmopolita emancipatória.
Baseando-se na consideração da actualidade como momento de transição paradigmática, Santos posiciona-se contra as perspectivas iluministas antropológica, epistêmica e ética, propondo cartografias da experiência
subjectiva que visem à emancipação por um ethos que se norteie pelo senso
comum solidário. A discussão entre os autores dar-se-á considerando as
relações entre ética e subjectividade no campo da educação, privilegiando
os lugares do ensino-aprendizagem e do educador na instituição escolar.
Description
Keywords
Educação Interdisciplinaridade Subjetividade Ética Filosofia
Pedagogical Context
Citation
Teixeira, Leônia Cavalcante; Ramos, Natália - Sobre o ethos na educação : dialogando com Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa Santos. "Revista Portuguesa de Pedagogia" [Em linha] . ISSN 0870-418X. Nº 45-1 (2011), p. 143-163