Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Sobre o ethos na educação : dialogando com Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa Santos

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O momento civilizatório actual define-se como de crise epistêmica, antropológica, ontológica e ética. Ratificando o espaço educacional como locus privilegiado de constituição de subjetividades, o acento deste estudo recai sobre as concepções de Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa Santos. As articulações entre filosofia, sociologia e educação iluminam a escola como território de construção subjetiva pela via da interdisciplinaridade. Habermas, em diálogo com a teoria kohlberguiana do julgamento moral, questiona o tecnicismo ao retomar uma ética iluminista cosmopolita emancipatória. Baseando-se na consideração da actualidade como momento de transição paradigmática, Santos posiciona-se contra as perspectivas iluministas antropológica, epistêmica e ética, propondo cartografias da experiência subjectiva que visem à emancipação por um ethos que se norteie pelo senso comum solidário. A discussão entre os autores dar-se-á considerando as relações entre ética e subjectividade no campo da educação, privilegiando os lugares do ensino-aprendizagem e do educador na instituição escolar.

Description

Keywords

Educação Interdisciplinaridade Subjetividade Ética Filosofia

Pedagogical Context

Citation

Teixeira, Leônia Cavalcante; Ramos, Natália - Sobre o ethos na educação : dialogando com Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa Santos. "Revista Portuguesa de Pedagogia" [Em linha] . ISSN 0870-418X. Nº 45-1 (2011), p. 143-163

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue