Repository logo
 
Publication

Educação digital em rede: princípios para o design pedagógico em tempos de pandemia

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.contributor.authorGoulão, Fátima
dc.contributor.authorCaeiro, Domingos
dc.date.accessioned2020-09-10T11:34:40Z
dc.date.available2020-09-10T11:34:40Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO processo de globalização da economia e da comunicação, a evolução das tecnologias e de uma consciência de mundialização em rede têm provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem digital. Mas ninguém, nem mesmo os professores que já adotavam ambientes online nas suas práticas, imaginavam que que seria necessária uma mudança tão rápida e emergencial, de forma quase obrigatória, devido à expansão do COVID 19. Com efeito, a suspensão das atividades letivas presenciais, um pouco por todo o mundo, gerou a obrigatoriedade dos professores e estudantes migrarem para a realidade online, transferindo e transpondo metodologias e práticas pedagógicas típicas dos territórios físicos de aprendizagem, naquilo que tem sido designado por ensino remoto de emergência. No entanto, na maioria dos casos, estas tecnologias foram e estão a ser utilizadas numa perspetiva meramente instrumental, reduzindo as metodologias e as práticas a um ensino apenas transmissivo. É, pois, urgente e necessário transitar deste ensino remoto de emergência, importante numa primeira fase, para uma educação digital em rede de qualidade. Mas como proceder então para realizar esta transição? Como se deve desenhar um ambiente online de aprendizagem? Como devem ser organizadas e planificadas as aulas online? Como se deve comunicar de forma assíncrona e síncrona com o grupo que agora se transformou numa comunidade virtual? Como desenvolver práticas pedagógicas online na realidade digital, sem momentos de presencialidade física? Que tecnologias e plataformas podem ser utilizadas para enriquecer o ambiente de aprendizagem? Como devem ser criadas e desenvolvidas atividades online de aprendizagem? E como se deve avaliar os estudantes nestes cenários virtuais? É a este conjunto de questões que se pretende responder, sendo apresentados nesta obra os princípios básicos para o design de um ambiente online, quer a nível da sua organização e seleção de recursos, quer a nível da preparação e avaliação de e-atividades de aprendizagem.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMoreira, J. António; et al. - Educação digital em rede: princípios para o design pedagógico em tempos de pandemia [Em linha]. Lisboa: Universidade Aberta, 2020. 49 p. (eUAb. Educação a Distância e eLearning; 10). ISBN 978-972-674-881-6
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/rfg0-ps07
dc.identifier.isbn978-972-674-881-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9988
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Abertapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectEducação digital
dc.subjectDesign pedagógico
dc.subjectCOVID-19
dc.titleEducação digital em rede: princípios para o design pedagógico em tempos de pandemiapt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
person.familyNameMoreira
person.familyNameHenriques
person.familyNameBarros
person.familyNameGoulão
person.familyNameCaeiro
person.givenNameJ. António
person.givenNameSusana
person.givenNameDaniela Melaré Vieira
person.givenNameFátima
person.givenNameDomingos
person.identifier1730761
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.ciencia-id2511-BF94-D07F
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.orcid0000-0002-1412-2231
person.identifier.orcid0000-0002-2285-6753
person.identifier.orcid0000-0003-0544-0622
person.identifier.scopus-author-id54420026300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublication8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c
relation.isAuthorOfPublicationb72169e5-7cb9-4155-b2ee-f06bcf2faadd
relation.isAuthorOfPublication67d7deff-5ff1-42cd-915b-a0cf171b2d4f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
EaDeL_N.10.pdf
Size:
4.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format