Repository logo
 
Publication

A Wikipédia como recurso educacional aberto: que perceções no ensino superior?

dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.date.accessioned2019-05-23T15:47:57Z
dc.date.available2019-05-23T15:47:57Z
dc.date.issued2018-05
dc.descriptionIntegrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior)pt_PT
dc.description.abstractNeste texto dá-se conta de um estudo exploratório, realizado no contexto do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta, em que se pretendeu identificar e compreender conceções de professores e estudantes do ensino superior online acerca da Wikipédia. Com base numa extensa e cuidada revisão da literatura, desenvolvemos e implementámos dois inquéritos por questionário junto do referido público-alvo. Os questionários foram previamente validados e disponibilizados online. Os dados foram analisados com recurso à estatística descritiva, sendo possível concluir que os professores e os estudantes inquiridos consideram que a Wikipédia permite o acesso à informação, mas de modo superficial. Ou seja, consideram que a informação na Wikipédia necessita de ser sempre suportada por outras fontes, o que indicia que não será credível. Por outro lado, consideram que a construção colaborativa de um artigo na Wikipédia permite integrar diversas perspetivas, o que indicia uma possível abertura para a implementação de atividades letivas deste âmbito.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCardoso, Teresa; Pestana, Filomena - A Wikipédia como recurso educacional aberto: que perceções no ensino superior? In CNaPPES 2017. Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 4, Setúbal, 2017 - "Congresso nacional... "[Em linha]. Coordenado por P. R. Pinto. Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal, 2018. ISBN 978-989-99598-9-7. p. 213-218pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-99598-9-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8225
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://cnappes.org/cnappes-2017/files/2018/06/Livro_Atas_CNaPPES_2017.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectWikipédiapt_PT
dc.subjectEnsino superior onlinept_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.titleA Wikipédia como recurso educacional aberto: que perceções no ensino superior?pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto Politécnico de Setúbalpt_PT
oaire.citation.endPage218pt_PT
oaire.citation.startPage213pt_PT
oaire.citation.titleCNaPPES 2017 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superiorpt_PT
person.familyNameCardoso
person.familyNamePestana
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.givenNameFilomena
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cardoso_Pestana_CNaPPES_2017.pdf
Size:
199.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: