Publication
A Wikipédia como recurso educacional aberto: que perceções no ensino superior?
dc.contributor.author | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | |
dc.contributor.author | Pestana, Filomena | |
dc.date.accessioned | 2019-05-23T15:47:57Z | |
dc.date.available | 2019-05-23T15:47:57Z | |
dc.date.issued | 2018-05 | |
dc.description | Integrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) | pt_PT |
dc.description.abstract | Neste texto dá-se conta de um estudo exploratório, realizado no contexto do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta, em que se pretendeu identificar e compreender conceções de professores e estudantes do ensino superior online acerca da Wikipédia. Com base numa extensa e cuidada revisão da literatura, desenvolvemos e implementámos dois inquéritos por questionário junto do referido público-alvo. Os questionários foram previamente validados e disponibilizados online. Os dados foram analisados com recurso à estatística descritiva, sendo possível concluir que os professores e os estudantes inquiridos consideram que a Wikipédia permite o acesso à informação, mas de modo superficial. Ou seja, consideram que a informação na Wikipédia necessita de ser sempre suportada por outras fontes, o que indicia que não será credível. Por outro lado, consideram que a construção colaborativa de um artigo na Wikipédia permite integrar diversas perspetivas, o que indicia uma possível abertura para a implementação de atividades letivas deste âmbito. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena - A Wikipédia como recurso educacional aberto: que perceções no ensino superior? In CNaPPES 2017. Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 4, Setúbal, 2017 - "Congresso nacional... "[Em linha]. Coordenado por P. R. Pinto. Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal, 2018. ISBN 978-989-99598-9-7. p. 213-218 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-99598-9-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/8225 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Setúbal | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://cnappes.org/cnappes-2017/files/2018/06/Livro_Atas_CNaPPES_2017.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Wikipédia | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior online | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | Estudantes | pt_PT |
dc.title | A Wikipédia como recurso educacional aberto: que perceções no ensino superior? | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Instituto Politécnico de Setúbal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 218 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 213 | pt_PT |
oaire.citation.title | CNaPPES 2017 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | pt_PT |
person.familyName | Cardoso | |
person.familyName | Pestana | |
person.givenName | Teresa Margarida Loreiro | |
person.givenName | Filomena | |
person.identifier | 893541 | |
person.identifier.ciencia-id | AA1A-4DCF-D85E | |
person.identifier.ciencia-id | 151A-5B81-C0F4 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7918-2358 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3146-8792 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57086240100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066 | |
relation.isAuthorOfPublication | 85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a |