Repository logo
 
Publication

Vamos tomar um café online?: a expressão da presença social numa comunidade de ensino aprendizagem online

dc.contributor.authorCrato, Maria Raquel Tavares Pereira
dc.contributor.authorRamalho, Glória
dc.contributor.authorMorgado, Lina
dc.date.accessioned2019-05-06T14:32:49Z
dc.date.available2019-05-06T14:32:49Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractA emergência e desenvolvimento de sofisticadas redes de informação e comunicações electrónicas nas últimas décadas possibilitaram o desenho e a implementação de novas práticas pedagógicas que transformaram, e continuam a transformar, significativamente, o ensino e a aprendizagem de uma forma global. O crescente potencial destas novas infra-estruturas tecnológicas em rede permitiu, nomeadamente no ensino aprendizagem a distância, a criação de contextos que proporcionam novas formas de interacção onde são possíveis a comunicação entre professor e estudante, estudante com estudante, e estudante com professor. Ou seja, permitiu a criação de comunidades educativas virtuais onde professores e estudantes interagem a partir de qualquer lugar e em qualquer momento. Apesar desta forma de ensino aprendizagem a distância mediada por computador ser muito promissora a diversos títulos, não deixa, porém, de levantar algumas interrogações quanto à sua capacidade e eficácia interactiva. A interacção online é na sua grande maioria baseada na linguagem escrita, o que condiciona, ou até elimina, todos os indicadores de linguagem não verbal que facilitam a comunicação num contexto presencial. A impossibilidade de facilmente se percepcionar através do texto escrito a linguagem corporal, as variações na tonalidade da voz, as expressões faciais, e toda uma panóplia de outros indicadores visuais e sonoros potenciadores de interacção social e de comunicação, aumenta a dificuldade de interpretação do sentido do que se pretende comunicar, e pode até tornar ambíguas, ou mesmo incompreensíveis, muitas das posições e condutas dos elementos de uma comunidade de ensino aprendizagem em contexto virtual. Partindo da definição de Presença Social dada por Garrison, Anderson, e Archer (2000) “the ability of participants in a community of inquiry to project themselves socially and emotionally, as ‘real’ people (i.e., their full personality), through the medium of communication being used” (p. 94), recolhemos, observámos e analisámos, durante dois quadrimestres, o conteúdo de todas as mensagens escritas, produzidas por professores e alunos, de um curso de mestrado online, de uma universidade pública portuguesa, de forma a compreender as manifestações da presença social em três contextos diferentes – informal, formal, e híbrido. Quisemos ver, de um modo geral, como se manifesta a presença social e de que forma a coesão, a compreensão, e a proficiência educativa da comunidade de ensino aprendizagem, objecto do presente estudo, pode fornecer pistas para que se melhore o desenho de cursos em ambientes online. Quisemos também saber, de uma forma particular, se a presença social está mais presente nos espaços de comunicação informal. Dos resultados que obtivemos podemos dizer que a presença social se manifesta em todos os conteúdos, variando no espaço e no tempo, e que a coesão do grupo demora tempo a revelar-se. Constatámos também que o café é, sem dúvida, o espaço privilegiado para a manifestação da presença social, principalmente na forma de emoções e afectividade. Estamos convictos de que conseguimos desbravar determinados caminhos que podem vir a melhorar o desempenho de uma comunidade virtual de aprendizagem. Para todos os efeitos: tomar um café online é um comportamento desejável em comunidades de aprendizagem virtual.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCrato, Maria Raquel Tavares Pereira; Ramalho, Glória; Morgado, Lina - Vamos tomar um café online? [Em linha]: a expressão da presença social numa comunidade de ensino aprendizagem online. Lisboa: ISPA, 2008. 231 p. (Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional)pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/463
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8167
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicoloia Aplicadapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://repositorio.ispa.pt/bitstream/10400.12/463/1/DM%20CRAT-M1.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectInteração onlinept_PT
dc.subjectPresença socialpt_PT
dc.subjectComunidade de inquiriçãopt_PT
dc.subjectSocialização onlinept_PT
dc.subjectCibercafépt_PT
dc.subjectMPeLpt_PT
dc.titleVamos tomar um café online?: a expressão da presença social numa comunidade de ensino aprendizagem onlinept_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
person.familyNameMorgado
person.givenNameLina
person.identifier.ciencia-idDA1C-8D7A-8A82
person.identifier.orcid0000-0002-4973-6727
person.identifier.ridD-3122-2012
person.identifier.scopus-author-id55980016200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublication176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_ispa_rcrato_gramalho_linamorgado.pdf
Size:
16.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: