Repository logo
 
Publication

Panorâmica sobre a história da tecnologia na educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizado

dc.contributor.authorTrindade, Sara Dias
dc.contributor.authorFerreira, António Gomes
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2023-02-13T13:02:19Z
dc.date.available2023-02-13T13:02:19Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractAtualmente, o discurso sobre o uso de Tecnologias em ambientes educativos tem estado cada vez mais presente nos estudos sobre Educação. O uso de Tecnologias na Educação não é uma realidade recente, e a evolução dos meios tecnológicos veio modificar de forma significativa o ato de ensinar, sendo a Tecnologia cada vez mais reconhecida, também, como potenciadora das aprendizagens. Este trabalho, em estreita ligação entre História e Educação, visa apresentar uma revisão sistemática da literatura a partir da análise qualitativa de periódicos dos principais Liceus portugueses sobre o uso da Tecnologia no contexto educativo português desde o dealbar do século XX até ao início do ensino computorizado, enquadrado numa visão internacional, numa perspetiva coetânea do uso e da forma de apropriação da Tecnologia nas escolas portuguesas. As principais conclusões deste estudo indiciam uma introdução da Tecnologia na escola portuguesa que segue a disseminação concretizada noutros países, em particular nos EUA, porém, sugerindo uma lenta difusão, com uma utilização essencialmente esporádica, fruto da escassez de recursos e pouca aposta em formação docente, conferindo ao uso da Tecnologia na escola um caráter mais irregular e lúdico do que verdadeiramente integrado em práticas pedagógicas com vista a promover a qualidade das aprendizagens.pt_PT
dc.description.abstractCurrently, the discussion on the use of Technologies in educational environments has been increasingly present in studies on Education. The use of Technologies in Education is not a recent reality, and the evolution of technological resources has changed in a way that has significantly changed the act of teaching, and Technology is increasingly being recognized, too, as a means of enhancing learning. This work, in close connection between History and Education, aims to present a systematic literature review from a qualitative analysis of journals of the main Portuguese Lyceums on the use of Technology in the educational Portuguese context from early 20th century to the beginning of computerized teaching, framed in an international view, in a cohesive perspective of the use and, above all, of the way of appropriation of technology in Portuguese schools. The main conclusions of this study suggest an introduction of Technology in Portuguese schools that follows its dissemination in other countries, in particular the USA, suggesting, however, a slow dissemination, with an essentially sporadic use, fruit of the scarcity of resources and little focus on teacher training, giving the use of Technology in school a more irregular and playful character rather than an effective integration in pedagogical practices in order to promote the quality of learning.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDIAS-TRINDADE, Sara, FERREIRA, António Gomes & MOREIRA, J. António (2021). Panorâmica sobre a história da Tecnologia na Educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizado. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 16, e2117294, 2021, 1-20pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17294.044pt_PT
dc.identifier.issn1809-4039
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13385
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/17294pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectHistória da educaçãopt_PT
dc.subjectTecnologia educativapt_PT
dc.subjectEvolução da tecnologia educativapt_PT
dc.subjectHistory of educationpt_PT
dc.subjectEducational technologypt_PT
dc.subjectEvolution of educational technologypt_PT
dc.titlePanorâmica sobre a história da tecnologia na educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizadopt_PT
dc.title.alternativeOverview of the history of Technology in Education in the pre-digital era: the slow technological evolution in Portuguese schools from the end of the 19th century to the beginning of computerized educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage20pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titlePráxis Educativapt_PT
oaire.citation.volume16pt_PT
person.familyNameTrindade
person.familyNameGomes Alves Ferreira
person.familyNameMoreira
person.givenNameSara Dias
person.givenNameAntónio
person.givenNameJ. António
person.identifier.ciencia-idC714-2907-EDFF
person.identifier.ciencia-idC21F-6609-DCEB
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0002-5927-3957
person.identifier.orcid0000-0002-3281-6819
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010
relation.isAuthorOfPublication11fb071d-36d3-4f30-a5a8-5b897093f2b1
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery11fb071d-36d3-4f30-a5a8-5b897093f2b1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
79.Artigo17294-TextoPublicado.pdf
Size:
297.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: