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Multiculturalidade na biblioteca escolar: estudo de caso numa escola internacional em Portugal

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.contributor.authorSilva, Anabela Neves da
dc.date.accessioned2025-10-20T13:06:51Z
dc.date.available2025-10-20T13:06:51Z
dc.date.issued2025-10-06
dc.date.submitted2025-10-20
dc.descriptionTese de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, apresentada à Universidade Aberta
dc.description.abstractNuma sociedade global, a multiculturalidade inscreve-se como uma característica intrínseca à qual as escolas não são alheias. Em Portugal, o crescimento de escolas internacionais enriquece a oferta educativa no país, partindo-se do pressuposto de que, nestas escolas, a Biblioteca Escolar é um espaço plural, promotor da tolerância e do sentido de pertença entre crianças e jovens oriundos de diversos países, acolhendo, enfim, a multiculturalidade. Tendo como foco estas temáticas, esta investigação concretiza um estudo de caso, implementado numa escola internacional do distrito do Porto, com os objetivos de: identificar as perceções e práticas da comunidade educativa, designadamente os professores com componente letiva, sobre a multiculturalidade, em particular na BE de uma escola internacional no distrito do Porto; identificar fatores que condicionam a implementação da multiculturalidade na referida BE e os que a favorecem. Neste âmbito, foi realizada uma revisão da literatura, a qual informou o enquadramento teórico e a construção de um inquérito por questionário, dirigido a professores e diretores, cuja implementação correspondeu à recolha de dados; estes foram analisados através de métodos mistos, em conformidade com o cariz exploratório da investigação. Foi possível concluir que os inquiridos entendem que a multiculturalidade está representada na BE da escola, o que é favorecido pela dinamização de atividades e o envolvimento dos pais e encarregados de educação nas mesmas. Pelo contrário, o tempo dedicado a tais atividades é, no seu entender, insuficiente, tal como o apoio da direção ou ainda a coleção em algumas das línguas faladas pelos alunos. Por fim, a colaboração entre a BE e os departamentos da escola foi apontada como fator que simultaneamente condiciona e favorece a multiculturalidade, o que sugere ser um aspeto a reforçar, tanto mais que julgamos essencial para uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa.por
dc.description.abstractIn a global society, multiculturalism is an intrinsic characteristic that schools are not immune to. In Portugal, the growth of international schools enriches the educational offer in the country, based on the assumption that, in these schools, the School Library is a plural space, promoting tolerance and a sense of belonging among children and young people from different countries, ultimately welcoming multiculturalism. Focusing on these themes, this research carries out a case study, implemented in an international school in the district of Porto, with the objectives of: identifying the perceptions and practices of the educational community, namely teachers with a teaching component, on multiculturalism, in particular in the school library of an international school in the district of Porto; identifying factors that condition the implementation of multiculturalism in the aforementioned school library and those that favour it. In this context, a literature review was carried out, which informed the theoretical framework and the construction of a questionnaire survey aimed at teachers and headteachers, the implementation of which corresponded to the collection of data; these were analysed using mixed methods, in accordance with the exploratory nature of the research. It was possible to conclude that respondents understand that multiculturalism is represented in the school library, which is favoured by the promotion of activities and the involvement of parents and guardians in them. On the contrary, the time assigned to such activities is, in their view, insufficient, as is the support of the management board or yet the collection in some of the languages spoken by the students. Finally, collaboration between the library and school departments was identified as a factor that both conditions and favours multiculturalism, which suggests that this is an aspect that should be reinforced, especially as we consider it essential for quality, inclusive and equitable education.eng
dc.description.sponsorshipA investigação realizada no âmbito desta Dissertação está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da Educação, Ciência e Inovação.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20377
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectMulticulturalidade
dc.subjectBiblioteca escolar
dc.subjectEscolas iInternacionais
dc.subjectDocentes
dc.subjectDiretores
dc.subjectPerceções
dc.subjectPráticas
dc.subjectMulticulturalism
dc.subjectSchool library
dc.subjectInternational schools
dc.subjectTeachers
dc.subjectDirectors
dc.subjectPerceptions
dc.subjectPractices
dc.titleMulticulturalidade na biblioteca escolar: estudo de caso numa escola internacional em Portugalpor
dc.title.alternativeMulticulturalism in the school library: a case study in an international school in Portugaleng
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares

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