Repository logo
 
Publication

Aprimoramento da própria prática pedagógica com tecnologias digitais com crianças do ensino fundamental: do Moodle ao pensamento computacional

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorKaminski, Márcia Regina
dc.contributor.authorBoscarioli, Clodis
dc.date.accessioned2020-01-20T12:07:09Z
dc.date.available2020-01-20T12:07:09Z
dc.date.issued2019-11
dc.description.abstractA complexidade dos processos de ensino e aprendizagem exige um constante repensar das práticas pedagógicas, em um contínuo de avaliação e redimensionamento, já que esses processos sofrem diferentes influências, como das constantes e dinâmicas modificações socioculturais. É fundamental que o docente seja também investigador crítico da sua própria prática, considerando as mudanças históricas e culturais da sociedade. Este artigo apresenta um estudo de caso holístico, descritivo e interpretativo realizado entre os anos de 2017 e 2018 acerca das práticas pedagógicas com as tecnologias digitais Moodle, jogos diversos e Pensamento Computacional por meio do Scratch, desenvolvidas com estudantes do Ensino Fundamental, em uma escola pública no município de Cascavel/Paraná no Brasil. A investigação foi conduzida pela própria docente, com a finalidade de avaliar suas práticas visando o seu aprimoramento. Os resultados apontaram aspectos positivos do trabalho até então desenvolvido, e elementos que poderiam ser lapidados, alguns dos quais aperfeiçoados no decorrer do estudo, trazendo contribuições importantes para o desenvolvimento dos estudantes.pt_PT
dc.description.abstractThe complexity of teaching and learning processes requires a constant rethinking of pedagogical practices, in a continuous evaluation and resizing, as these processes suffer different influences, such as the constant and dynamic sociocultural modifications. It is essential that the teacher is also a critical researcher of his own practice, considering the historical and cultural changes of society. This paper presents a holistic, descriptive and interpretative case study conducted between 2017 and 2018 about pedagogical practices with digital technologies Moodle, miscellaneous games and Computational Thinking through Scratch, developed with elementary school students in a public municipal school of Cascavel/Paraná in Brazil. The investigation was conducted by the teacher herself, with the purpose of evaluating her practices with a view to their improvement. The results pointed to positive aspects of the work developed so far, and elements that could be polished, some of which were refined during the study, bringing important contributions to the students' development.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationKaminski, Márcia Regina; Boscarioli, Clodis - Aprimoramento da própria prática pedagógica com tecnologias digitais com crianças do ensino fundamental: do Moodle ao pensamento computacional. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 2 (nov. 2019), p. 45-64pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/vol2iss2pp45-64pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9060
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/22227pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectEstudo de casospt_PT
dc.subjectInvestigação da própria práticapt_PT
dc.subjectPedagogical practicespt_PT
dc.subjectDigital information and communication technologiespt_PT
dc.subjectCase studypt_PT
dc.subjectResearch of the own practicept_PT
dc.titleAprimoramento da própria prática pedagógica com tecnologias digitais com crianças do ensino fundamental: do Moodle ao pensamento computacionalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage64pt_PT
oaire.citation.startPage45pt_PT
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e Elearningpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
194-Texto Artigo-723-1-10-20191229.pdf
Size:
1.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
5 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: