Repository logo
 
Publication

Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógica

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorSantos, Raquel
dc.date.accessioned2022-10-21T09:29:55Z
dc.date.available2022-10-21T09:29:55Z
dc.date.issued2022-05
dc.description.abstractAinda que a tecnologia tenha um crescimento exponencial e a programação já não seja uma novidade, a sua integração num contexto escolar, que vá para além do saber programar, é muito reduzida. São muitos os autores que defendem que aprender a programar tem de acontecer em contexto e, de preferência, para que os alunos aprendam conceitos de diferentes áreas. Para isso acontecer em sala de aula, é necessário que os professores passem por experiências semelhantes durante a sua formação inicial. Neste artigo apresenta-se um estudo de caso de uma turma no 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica, em que os futuros educadores de infância e professores do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico abordaram conceitos de lógica booleana através da programação. Faz-se uma descrição da experiência e apresentam-se as perspetivas, aprendizagens e dificuldades dos estudantes ao longo de toda a experiência. Os resultados são positivos, tanto ao nível do conhecimento de programação, como em relação às atitudes e perspetivas dos futuros educadores de infância e professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico quanto à sua utilização em sala de aula.pt_PT
dc.description.abstractAlthough technology has grown exponentially and programming is no longer a novelty, its integration in a school context, which goes beyond knowing how to program, is very low. Many authors argue that learning to program must happen in context and, preferably, for students to learn concepts from different areas. For this to happen in the classroom, it is necessary for teachers to have similar experiences during their teacher training. This paper presents a case study of a class in the first year of their Teacher Education Program, in which future kindergarten and elementary teachers approached concepts of Boolean logic through programming. A description of the experience is made, and students’ perspectives, learning and difficulties are presented throughout the experience. The results are positive, both in terms of programming knowledge and in relation to the attitudes and perspectives of future kindergarten and elementary teachers regarding their use in the classroom.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos, Raquel - Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógica. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 5, nº 1 (maio 2022)pt_PT
dc.identifier.doi10.34627/redvol5iss1e202205pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12382
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/26546pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectLógica booleanapt_PT
dc.subjectProgramaçãopt_PT
dc.subjectScratchpt_PT
dc.subjectBoolean logicpt_PT
dc.subjectProgrammingpt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.titleTrabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógicapt_PT
dc.title.alternativeWorking with programming to learn logic conceptspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e Elearningpt_PT
person.familyNameSantos
person.givenNameRaquel
person.identifier.ciencia-id571C-F6FA-38B7
person.identifier.orcid0000-0003-3838-6626
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationcf242149-fd5c-42ae-820b-678a89335724
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycf242149-fd5c-42ae-820b-678a89335724

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_V5 N1_e202205.pdf
Size:
1.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
5 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: