Repository logo
 
Publication

Gestão curricular inclusiva e formação de professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal: perceções de coordenadores de cursos de formação inicial

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorInês, Helena
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.contributor.authorPacheco, José A.
dc.date.accessioned2022-07-04T13:39:39Z
dc.date.available2022-07-04T13:39:39Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO presente artigo incide num estudo sobre perceções dos coordenadores de cursos de formação inicial de professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), em particular sobre a forma como os cursos que coordenam preparam os futuros professores para o trabalho com alunos que evidenciam dificuldades de aprendizagem e necessitam de medidas de educação inclusiva. A questão formulada – De que modo coordenadores de cursos de formação inicial de professores do 2.º CEB percecionam a diferenciação curricular e pedagógica em função do trabalho com alunos que necessitam de um apoio pedagógico específico? – faz parte de um projeto de investigação mais amplo, sendo apresentados, neste texto, os resultados de um estudo empírico de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos através de inquérito por entrevista, realizado a coordenadores (n=5) de cursos de ensino superior português público (quatro universidades e um instituto politécnico). Os resultados evidenciam que os coordenadores em estudo identificam um processo de melhoria na formação inicial de professores e na área específica da gestão curricular baseada na diversidade, que envolve alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades, pelo que as suas conceções se revelam favoráveis à relevância da inclusão, ancorada numa revisão mais abrangente da formação inicial de professores.pt_PT
dc.description.abstractThis article focuses on a study on the perceptions of the coordinators of initial training courses for teachers of the 2nd Cycle of Basic Education (CEB), particularly on the way that the courses they coordinate prepare future teachers to work with students who show learning difficulties and need inclusive education measures. The question formulated – How do coordinators of initial training courses for 2nd CEB teachers perceive curricular and pedagogical differentiation in terms of working with students who need specific pedagogical support? – is part of a broader research project. In this text, the results of a qualitative empirical study are presented. The data were collected through an interview survey, carried out with coordinators (n=5) of Portuguese public higher education courses (four universities and a polytechnic institute). The results show that the coordinators identify a process of improvement in the initial training of teachers and in the specific area of curriculum management based on diversity, which involves students with learning difficulties or disabilities, so their conceptions are favourable to the relevance of the inclusion, anchored in a more comprehensive review of initial teacher education.pt_PT
dc.description.sponsorshipA investigação realizada no âmbito do doutoramento referido (Inês, 2021) foi financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) (referência: SFRH/BD/136655/2018).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationInês, H., Seabra, F. & Pacheco, J. A. (2022). Gestão curricular inclusiva e formação de professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal: perceções de coordenadores de cursos de formação inicial. Revista Portuguesa de Educação, 35(1), 310-330. http://doi.org/10.21814/rpe.21952 . E-ISSN: 2183-0452pt_PT
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.21814/rpe.21952pt_PT
dc.identifier.issn2183-0452
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12006
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minhopt_PT
dc.relationalterado para: A Formação Inicial e Contínua de Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico e a Gestão Curricular pelos Professores do Ensino Regular do Atendimento a Alunos com Dificuldades de Aprendizagem ou Incapacidades”
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/21952/19859pt_PT
dc.subjectDiversidadept_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectGestão curricularpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectDiversitypt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectCurricular managementpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.titleGestão curricular inclusiva e formação de professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal: perceções de coordenadores de cursos de formação inicialpt_PT
dc.title.alternativeInclusive curriculum management and teacher training in the 2nd Cycle of Basic Education in Portugal: perceptions of coordinators of initial training coursespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitlealterado para: A Formação Inicial e Contínua de Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico e a Gestão Curricular pelos Professores do Ensino Regular do Atendimento a Alunos com Dificuldades de Aprendizagem ou Incapacidades”
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/SFRH%2FBD%2F136655%2F2018/PT
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage330pt_PT
oaire.citation.startPage310pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume35(1)pt_PT
oaire.fundingStreamFARH
person.familyNameInês
person.familyNameSeabra
person.familyNamePacheco
person.givenNameHelena
person.givenNameFilipa
person.givenNameJosé Augusto
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-idA116-A4F4-0D54
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.ciencia-idC61F-7EC6-8365
person.identifier.orcid0000-0001-7012-0735
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.orcid0000-0003-4623-6898
person.identifier.scopus-author-id57210809988
person.identifier.scopus-author-id24385483100
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationd8d6680c-90f4-471d-adda-859b1feb052d
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication6064969d-2f0b-4fa4-a5c9-c674759bce45
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd8d6680c-90f4-471d-adda-859b1feb052d
relation.isProjectOfPublicationc7ce3a7f-5bdb-453d-b8bc-6f6152866891
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoveryc7ce3a7f-5bdb-453d-b8bc-6f6152866891

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
21952-Texto do Trabalho-114159-1-10-20220630.pdf
Size:
364.35 KB
Format:
Adobe Portable Document Format