Repository logo
 
Publication

Para uma decisão curricular distribuída, pedagógica e inclusiva: um olhar centrado na diversidade e na inclusão

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorPacheco, José A.
dc.contributor.authorInês, Helena
dc.date.accessioned2023-03-14T13:55:21Z
dc.date.available2023-03-14T13:55:21Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractComo as ciências da educação, como o declara Albano Estrela (1999), são um campo interdisciplinar, cujo estudo exige a busca de uma complexidade que ainda permanece bastante demarcada pelas fronteiras das especialidades ou das disciplinas que são subsidiárias de outros campos de conhecimento, propomos uma análise conceptual da gestão curricular baseada na diversidade, seguindo contributos da decisão curricular distribuída, pedagógica e inclusiva. Para a escolha deste tema contribuiu a académica das mil e umas viagens de disseminação do conhecimento, por vários continentes, com destaque para os colóquios internacionais da AFIRSE/AIPELF, realizados, consecutivamente, pela Universidade de Lisboa, ao longo das últimas três décadas. Falamos da Professora Naura Syria Ferreira, a quem devemos muitas das ideias que fomos construindo e debatendo academicamente, pois as ciências da educação têm uma identidade definida pela “multirreferencialidade . epistémica” (ESTRELA, 1999, p. 10) e pela “complementaridade paradigmática” (BOAVIDA; AMADO, 2006, p. 221). Assim, este texto começou a ser pensado a partir do livro “A gestão da educação na sociedade mundializada. Por uma nova cidadania,” em que a Professora Naura Syria Ferreira foi autora de um texto que integra uma resposta e uma afirmação, ou seja, “É possível humanizar a formação no mundo globalizado? Sim, é possível!”. A epígrafe que dá origem ao texto é de Bertolt Brecht, de palavras assertivas e desafiadoras: Atenção, deem atenção … Injustiça no mundo haverá sempre … Não esperem pelo amanhã … Homens se afogam em torno de nós e ninguém olha para eles!”. Numa era da sociedade digital, em que a realidade virtual tece novas formas de controlo das pessoas e as prende a um imaginário sociotécnico (WILLIAMSON, 2017), repensar a gestão do currículo nas escolas, no sentido da tomada de decisão ao nível da escola e da sala de aula, é uma forma de resgatar o pensamento de Naura Syria Carrapeto, trazendo para os dias de hoje as palavras de Brecht, com toda a sua acutilância em relação à injustiça social. Desse modo, humanizar significa seguir práticas de decisão educativa comprometidas com a inclusão, a diversidade e a equidade, na medida em que o currículo contém, pelas suas atuais práticas escolares, todos os elementos para ser considerado um poderoso instrumento de produção da exclusão e da desigualdade, tal como o tem sido até ao presente e mais o será ainda com as tecnologias digitais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPacheco, J. A. & Inês, H. (2022). Para uma decisão curricular distribuída, pedagógica e inclusiva. Um olhar centrado na diversidade e na inclusão. In M. Melek & S. Fortunato (Orgs), A Educação no Brasil e no Mundo- Prioridades e Desafios. Estudos de Homenagem à Prof.ª Dr.ª Naura Syria Carapeto Ferreira. pp.83-100, Curitiba: Editora CRV. Doi: 10.24824/978652512915.0pt_PT
dc.identifier.doi10.24824/978652512915.0pt_PT
dc.identifier.isbn978-65-251-2915-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13500
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEditora CRVpt_PT
dc.subjectGestão curricularpt_PT
dc.subjectDiversidadept_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.titlePara uma decisão curricular distribuída, pedagógica e inclusiva: um olhar centrado na diversidade e na inclusãopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCuritiba, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage100pt_PT
oaire.citation.startPage83pt_PT
oaire.citation.titleA Educação no Brasil e no Mundo: prioridade e desafios Estudos em homenagem à Profa. Dra. Naura Syria Carapeto Ferreirapt_PT
person.familyNamePacheco
person.familyNameInês
person.givenNameJosé Augusto
person.givenNameHelena
person.identifier.ciencia-idC61F-7EC6-8365
person.identifier.ciencia-idA116-A4F4-0D54
person.identifier.orcid0000-0003-4623-6898
person.identifier.orcid0000-0001-7012-0735
person.identifier.scopus-author-id24385483100
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication6064969d-2f0b-4fa4-a5c9-c674759bce45
relation.isAuthorOfPublicationd8d6680c-90f4-471d-adda-859b1feb052d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd8d6680c-90f4-471d-adda-859b1feb052d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
japacheco_hinês_capitulo2022.pdf
Size:
210.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
capítulo livro
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: