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Advisor(s)
Abstract(s)
A utilização das TIC está presente em qualquer instituição de ensino, desde o pré-escolar ao pós-graduado. Seja em contexto administrativo ou em sala de aula, a disponibilização de conteúdos digitais no seio da comunidade escolar e universitária é uma prática comum. A maioria das pessoas utiliza as aplicações mais comuns do Microsoft Office (WORD, POWERPOINT, EXCEL) ou do Open-Office (WRITER, IMPRESS, CALC) disponibilizando os ficheiros em formato DOC/ ODT, PPT/ ODP, XLS/ ODS ou PDF, sem ter a noção que estes podem não estar acessíveis a todos. Neste sentido, este guia pretende colmatar uma lacuna nesta matéria, na língua portuguesa, apresentando-se como uma referência/ ferramenta de trabalho orientadora na produção de conteúdos e difusão do conhecimento. Além das principais regras para a produção de documentos em formatos mais comuns, são também apresentadas sugestões de procedimentos que visam facilitar a navegação e compreensão da informação, em particular por parte de pessoas cegas.
Description
Keywords
Acessibilidade Conteúdos digitais Manual
Pedagogical Context
Citation
Francisco, M. & Sousa, N. (2019). Guia de produção de conteúdos digitais acessíveis. (2a ed) Politécnico de Leiria/ Projeto EU4ALL. doi: 10.25766/r5pk-ws58
Publisher
Politécnico de Leiria