Publication
PLEaDOn e Design pedagógico: uma proposta de coreografia de @prendizagem, em ambiente online, para Angola
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 17:Parcerias para a Implementação dos Objetivos | pt_PT |
dc.contributor.author | Silva, Sofia Malheiro da | |
dc.contributor.author | Ngio, Fernando | |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T14:35:38Z | |
dc.date.available | 2023-12-18T14:35:38Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description | Capítulo integrado no Projeto PLEIDON com o nº de registo PTIN/UID4372-LE@D/062022. | pt_PT |
dc.description.abstract | O PLEaDOn é um Projeto de Literacia em Educação a Distância, com foco na Inclusão escolar e social dos alunos do ensino primário, que se desenvolve em Angola, desde fevereiro de 2022, na modalidade online. Com metodologia bottom-up visa “Educar pelo Digital, Agir pela Inclusão”, em consonância com os objetivos políticos-educacionais do governo angolano, destinando-se a agentes educativos. Tem como finalidade contribuir na co construção de uma sociedade inclusiva, digital, sensibilizada à necessidade de uma real e efetiva Educação para Todos, independentemente das deficiências, necessidades ou características. Neste trabalho apresenta-se uma proposta de coreografia de design pedagógico a aplicar no Módulo I – Mestres Pedagógicos, do Curso de Especialização em Educação Inclusiva 100% online, a iniciar em janeiro de 2023, que visa capacitar e especializar um grupo de 60 técnicos angolanos que operam na educação inclusiva (professores do ensino geral, da educação especial, psicólogos, outros técnicos) como futuros formadores pleadoniano | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Esta publicação foi financiada por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/04372/2020. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Silva, S. M., Ngio, F. (2023). PLEaDOn e Design pedagógico: uma proposta de coreografia de @prendizagem, em ambiente online, para Angola. In L. Morgado, J. Bidarra, J. Paz, J. Cravino, A. Loureiro (2023). Passado, Presente e Futuro (s) do eLearning em Portugal: 10 anos do eLIES, pp.164-170. LE@D, Universidade Aberta DOI: https://doi.org/10.34627/leadt.2023.5 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34627/leadt.2023.5 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-674-954-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/15272 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | LE@D, Universidade Aberta | pt_PT |
dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10400.2/15181 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação a distância | pt_PT |
dc.subject | Online | pt_PT |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_PT |
dc.subject | Educação para todos | pt_PT |
dc.subject | Design pedagógico | pt_PT |
dc.title | PLEaDOn e Design pedagógico: uma proposta de coreografia de @prendizagem, em ambiente online, para Angola | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Distance Education and Elearning Laboratory | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04372%2F2020/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 170 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 164 | pt_PT |
oaire.citation.title | Passado, Presente e Futuro (s) do eLearning em Portugal: 10 anos do eLIES | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Silva | |
person.familyName | Ngio | |
person.givenName | Sofia Malheiro da | |
person.givenName | Fernando Rogério Manuel | |
person.identifier.ciencia-id | 6D1B-65BC-CD4F | |
person.identifier.ciencia-id | A318-4B2D-F11E | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0439-787X | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4983-8299 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | bf49edfe-54ff-4766-a2c9-f2c5695f7c79 | |
relation.isAuthorOfPublication | c64d0e54-65dc-448b-94c0-09f5cdef37ed | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | bf49edfe-54ff-4766-a2c9-f2c5695f7c79 | |
relation.isProjectOfPublication | 2903efde-d8af-4eb5-8244-1aae69467bca | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 2903efde-d8af-4eb5-8244-1aae69467bca |