Repository logo
 
Publication

Centros escolares: espaços de colaboração transformadora entre docentes da educação pré-escolar e do primeiro ciclo

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorMiranda, Helena
dc.contributor.authorAbelha, Marta
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.date.accessioned2024-04-09T13:58:07Z
dc.date.available2024-04-09T13:58:07Z
dc.date.issued2024-02
dc.description.abstractAs práticas colaborativas docentes têm sido objeto de crescente atenção, particularmente quanto ao impacto na melhoria do desempenho profissional e da qualidade do ensino. O reordenamento da rede escolar, em Portugal, ocorrido há duas décadas, congregou os docentes dos primeiros níveis de educação (anteriormente lecionando estabelecimentos dispersos) em centros escolares. O presente artigo apresenta dados de um estudo de caso realizado em centros escolares portugueses, equacionando se essa agregação estaria a propiciar a observação de práticas entre docentes, o incremento de atitudes de diálogo e de colaboração, e quais as suas repercussões no desenvolvimento profissional docente. Foram realizadas quatro entrevistas em focus group englobando, na totalidade, vinte e oito docentes de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico 5, complementadas por sete entrevistas individuais. Como resultados principais, evidenciou-se o ônus da tradição de individualismo e confirmaram-se as mais-valias do reordenamento escolar. Com efeito, a agregação conduziu a reconfigurações nas interações, nas metodologias de trabalho e nas práticas curriculares dos docentes envolvidos. As conclusões apontam para a viabilidade do papel do centro escolar enquanto recurso formativo privilegiado de fácil acesso, relevando na melhoria do desempenho profissional. Foi reconhecida uma contribuição mais importante ao convívio e ao trabalho entre pares, em detrimento de formações institucionalizadas.pt_PT
dc.description.abstracteacher collaborative practices have been the subject of increasing attention, particularly regarding their impact on improving professional performance and the quality of teaching. The restructuring of the school network in Portugal, which occurred two decades ago, brought together teachers from the initial education levels (previously teaching in dispersed establishments) in school centers. This article presents data from a case study conducted in Portuguese school centers, considering whether this aggregation fostered the observation of practices among teachers, enhancing attitudes of dialogue and collaboration, and what its repercussions were on teachers’ professional development. Four focus group interviews were conducted, involving twenty-eight preschool and first-cycle of basic education teachers, supplemented by seven individual interviews. The main results highlighted the burdens of the tradition of individualism and confirmed the advantages of school restructuring. Indeed, the aggregation led to reconfigurations in interactions, work methodologies, and curricular practices of the involved teachers. The conclusions point to the viability of the school center’s role as a privileged formative resource that is easily accessible, contributing significantly to the improvement of professional performance. A more expressive contribution to peer interaction and work was recognized in place of institutionalized training.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMiranda, H., Abelha, M. & Seabra, F. (2024). Centros escolares: espaços de colaboração transformadora entre docentes da educação pré-escolar e do primeiro ciclo. Educação & Pesquisa, 50, e265037. ISSN: 1678-4634, 1517-9702.pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/s1678-4634202450265037pt_PT
dc.identifier.eissn1678-4634
dc.identifier.issn1517-9702
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/15920
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de São Paulopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.scielo.br/j/ep/a/yX8RhLPqczsmyB9dyJc87Bs/?lang=ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCentros escolarespt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissional docentept_PT
dc.subjectColaboração docentept_PT
dc.subjectSchool centerspt_PT
dc.subjectTeacher professional developmentpt_PT
dc.subjectTeacher collaborationpt_PT
dc.titleCentros escolares: espaços de colaboração transformadora entre docentes da educação pré-escolar e do primeiro ciclopt_PT
dc.title.alternativeSchool centers: spaces of transformative collaboration among preschool and first cycle teacherspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulopt_PT
oaire.citation.endPage21pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleEducação e Pesquisapt_PT
oaire.citation.volume50pt_PT
person.familyNameMiranda
person.familyNameAbelha
person.familyNameSeabra
person.givenNameHelena
person.givenNameMarta
person.givenNameFilipa
person.identifierH-1160-2016
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0002-1417-0786
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id35772219700
person.identifier.scopus-author-id57210809988
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication30efc399-096d-4603-bc32-d8ee5069e148
relation.isAuthorOfPublication86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Publicado.pdf
Size:
325.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: