Repository logo
 
Publication

O programa WEIWER® como nova alfabetização: casos à Luz de uma tipologia de práticas educacionais abertas

dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.date.accessioned2022-12-19T10:58:27Z
dc.date.available2022-12-19T10:58:27Z
dc.date.issued2022
dc.descriptionIntegrado em investigação da Rede Académica WEIWER, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).pt_PT
dc.description.abstractA integração curricular da Wikipédia, que pode ser corporizada em diversos níveis de ensino, enquadra-se, nos casos de que damos conta neste capítulo de livro, na Rede Académica Internacional WEIWER®, sediada no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta (Portugal). Esta rede, apesar de trabalhar há mais de uma década, formaliza o seu início oficial no ano de 2018, sob o mote “Vamos Partilhar, Aprender & Descobrir?!”. Em particular, assume como objetivos divulgar resultados de pesquisa no domínio da formação e Educação Aberta, disseminar Práticas Educacionais Abertas e estabelecer redes de intervenção neste domínio, com a Wikipédia, numa perspetiva de construção de novas linhas de investigação e desenvolvimento, sobretudo no contexto da formação contínua, nomeadamente de professores, e da aprendizagem ao longo da vida. Assim, após a apresentação da Rede WEIWER®, traçamos a moldura teórica do fenómeno da Educação Aberta, onde os Recursos Educacionais Abertos se assumem relevantes, dado que se consubstanciam em práticas que abordamos neste texto, a partir da relação entre o Programa WEIWER® e as Práticas Educacionais Abertas que temos preconizado e promovido, designadamente a operacionalização da referida integração curricular. Para tal, são identificadas as dimensões a considerar e os eixos associados às tipologias que sustentam as intervenções naquele âmbito, explicitando simultaneamente as opções adotadas, pedagógicas, além das tecnológicas, devidamente alinhadas com os parâmetros organizacionais dos respetivos contextos de implementação. Tais concretizações são ilustradas através de quatro exemplos, a saber, no ensino superior, online, na educação de adultos, face-a-face, e no ensino básico e secundário, face-a-face e, posteriormente, online, devido ao contexto pandémico da COVID-19.pt_PT
dc.description.abstractThe curricular integration of Wikipedia, which can occur at different levels of education, is included, in the cases covered in this book chapter, in the WEIWER® International Academic Network, headquartered at the LE@D, the Laboratory of Distance Education and eLearning of the Open University (Portugal). This network, despite working for more than a decade, formalizes its official start in 2018, under the motto “Let’s Share, Learn & Discover?!”. In particular, it assumes the objectives of disseminating research results in the field of training and Open Education, disseminating Open Educational Practices and establishing intervention networks in this field, with Wikipedia, from a perspective of building new lines of research and development, especially in the context of ongoing continuous training, namely for teachers, and lifelong learning. Thus, after presenting the WEIWER® Network, we outline the theoretical framework of the Open Education phenomenon, where Open Educational Resources are assumed to be relevant, given that they are embodied in practices that we address in this text, based on the relationship between the WEIWER® program and the Open Educational Practices that we have been advocating and promoting, namely the operationalization of the aforementioned curricular integration. To this end, the dimensions to be considered and the axes associated with the typologies that support the interventions in that context are identified, simultaneously explaining the adopted options, pedagogical, in addition to the technological ones, duly aligned with the organizational parameters of the respective implementation settings. Such practices are illustrated through four examples, namely, in higher education, online, in adult education, face-to-face, and in basic and secondary education, face-to-face and, later, online, due to the COVID-19 pandemic.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCardoso, T. & Pestana, F. (2022). O programa WEIWER® como nova alfabetização: casos à Luz de uma tipologia de Práticas Educacionais Abertas. J. Rodrigues & M. Marques (Org.) Ciências socialmente aplicáveis: integrando saberes e abrindo caminhos, vol. VI, pp. 126 – 139. Editora Artemis.pt_PT
dc.identifier.doi10.37572/EdArt_161222712pt_PT
dc.identifier.isbn978-65-87396-71-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12757
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEditora ARTEMISpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://sistema.editoraartemis.com.br/index.php/admin/api/artigoPDF/33065pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectRede Académica Internacional WEIWER®pt_PT
dc.subjectEducação abertapt_PT
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_PT
dc.subjectPráticas educacionais abertaspt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectWEIWER® International Academic Networkpt_PT
dc.subjectOpen educationpt_PT
dc.subjectOpen educational resourcespt_PT
dc.subjectOpen educational practicespt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.titleO programa WEIWER® como nova alfabetização: casos à Luz de uma tipologia de práticas educacionais abertaspt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCuritibapt_PT
oaire.citation.endPage139pt_PT
oaire.citation.startPage126pt_PT
oaire.citation.titleCiências socialmente aplicáveis: integrando saberes e abrindo caminhospt_PT
person.familyNameCardoso
person.familyNamePestana
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.givenNameFilomena
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cardoso_Pestana_ WEIWER_PEA.pdf
Size:
3.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: