Repository logo
 
Publication

Acompanhamento e avaliação da aprendizagem na educação híbrida e educação onlife: perspectiva cartográfica e gamificada

dc.contributor.authorSchlemmer, Eliane
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2023-02-13T16:27:56Z
dc.date.available2023-02-13T16:27:56Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO artigo discute e problematiza o acompanhamento e a avaliação da aprendizagem no âmbito da Educação Híbrida e Educação OnLIFE, evidenciando a construção destes conceitos. O objetivo da pesquisa é apresentar e discutir uma proposta de acompanhamento e avaliação da aprendizagem, desenvolvida a partir de elementos presentes no método cartográfico de pesquisa intervenção e elementos presentes na gamificação. Os resultados apontam o potencial do desenho para provocar deslocamentos na forma como os professores compreendem a avaliação e, para instigar processos metacognitivos e tomada de consciência sobre o processo de aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThe paper discusses the monitoring and the assessment of learning in the context of Hybrid Education and OnLIFE Education, highlighting the construction of these concepts. The main goal of this work is to present and discuss a proposal for monitoring and evaluating learning, developed from elements present in the cartographic research method and elements present in gamification. The results point to the potential of design to provoke shifts in the way teachers understand and develop assessment and, to instigate metacognitive processes and awareness of the learning process.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSCHLEMMER, Eliane & MOREIRA, J. António (2022). Acompanhamento e Avaliação da Aprendizagem na Educação Híbrida e Educação Onlife: Perspectiva Cartográfica e Gamificada. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, 1-20.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13390pt_PT
dc.identifier.issn2238-2097
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13398
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13390pt_PT
dc.subjectEducação híbridapt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectAcompanhamento e Avaliaçãopt_PT
dc.subjectCartografiapt_PT
dc.subjectMonitoring and Assessmentpt_PT
dc.subjectHybrid educationpt_PT
dc.subjectCartographypt_PT
dc.subjectGamificationpt_PT
dc.titleAcompanhamento e avaliação da aprendizagem na educação híbrida e educação onlife: perspectiva cartográfica e gamificadapt_PT
dc.title.alternativeMonitoring and learning assessment in hybrid education and onlife education: cartographic and gamified perspectivept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage20pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Educação Públicapt_PT
oaire.citation.volume30pt_PT
person.familyNameSchlemmer
person.familyNameMarques Moreira
person.givenNameEliane
person.givenNameJosé António
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0001-8264-3234
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.ridI-7549-2016
person.identifier.scopus-author-id26424749700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationeb71e8b4-5185-4bb9-8b85-94369082a11e
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
96.Artigo13390.pdf
Size:
326.17 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: