Repository logo
 
Publication

Desenho instrucional gamificado no ensino superior online: a perceção e experiência dos estudantes

dc.contributor.authorGomes, Cláudia
dc.contributor.authorPereira, Alda
dc.contributor.authorNobre, Ana
dc.date.accessioned2019-04-15T15:23:47Z
dc.date.available2019-04-15T15:23:47Z
dc.date.issued2019-03
dc.descriptionO Vol 2 (1) de 2019 é dedicado à problemática das Competências Digitais.pt_PT
dc.description.abstractO artigo aqui apresentado foca-se numa investigação realizada no contexto do ensino superior online, no decurso do qual se delinearam, aplicaram e avaliaram dois desenhos instrucionais gamificados. Do ponto de vista metodológico, foi usada uma perspetiva inspirada na Design-Based Research, integrando duas fases, com estudantes quase em final de licenciatura, a que se seguiu uma segunda fase com estudantes no início do seu percurso académico. Em qualquer dos casos foi usado um desenho curricular integrando 9 elementos de jogo, embora a mecânica do sistema tenha sofrido alterações, em função dos destinatários e do contexto disciplinar. A recolha de dados foi feita com base na observação participante, em questionários aos estudantes e em entrevistas, que, realizadas posteriormente, procuraram clarificar aspetos advindos da observação ou das respostas aos questionários. Os dados apontam para uma perceção positiva por parte dos estudantes, sobre os desenhos curriculares gamificados que foram implementados, indiciando alguns princípios a a ter em conta sugerindo no desenho instrucional gamificado para o ensino superior online.pt_PT
dc.description.abstractThis paper focuses on an investigation carried out in the context of online higher education. Two gamified instructional designs were made and applied on two curricular units, one of them with adult’s students experienced in online learning and the other one with adults’ students in the beginning of their program degree. In any case, the curricular design integrated nine game elements, although the mechanics of the system have undergone alterations, according to the receivers and the disciplinary context. From the methodological point of view, the methodology of Design-Based Research was used, and data collection was done based on participant observation, questionnaires to students and interviews, which, afterwards, sought to clarify aspects of observation or questionnaire responses. The data point to a positive perception on the part of the students about the gamified curricular designs they had experienced, pointing to some principles for the instructional design for online higher education.pt_PT
dc.description.sponsorshipUID/Multi/04372/2016
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGomes, Cláudia; Pereira, Alda; Nobre, Ana - Desenho instrucional gamificado no ensino superior online: a perceção e experiência dos estudantes. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 1 (2019), p. 97-119pt_PT
dc.identifier.doi10.34627/vol2iss1pp97-119
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8102
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/22059pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectDesenho curricular gamificadopt_PT
dc.subjectGamificationpt_PT
dc.subjectDistance educationpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectGamified curricular designpt_PT
dc.titleDesenho instrucional gamificado no ensino superior online: a perceção e experiência dos estudantespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage119pt_PT
oaire.citation.startPage97pt_PT
person.familyNamePereira
person.familyNameNobre
person.givenNameAlda
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-idF513-9682-5BD4
person.identifier.ciencia-idD615-97B1-12BD
person.identifier.orcid0000-0002-9192-0835
person.identifier.orcid0000-0002-9902-1850
person.identifier.scopus-author-id55980553700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication60a3e8c8-2909-47ca-87f7-a0860fad8a29
relation.isAuthorOfPublicationb32570c5-368f-4257-a73b-c49acf289869
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery60a3e8c8-2909-47ca-87f7-a0860fad8a29

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
p. 97-119.pdf
Size:
831.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
5 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: