Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ensino da pronúncia do português: investigação, materiais e desafios

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Castelo 2025-Leiria.pdf1.78 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Procurando contribuir para a reflexão sobre o estado da arte no que respeita ao desenvolvimento de materiais para o Português como Língua Global, esta apresentação abordará uma área de ensino e aprendizagem específica que carece de maior atenção: o ensino explícito da pronúncia do Português, com especial foco na variedade padrão de Portugal. Para melhor compreender a relação entre a investigação e os materiais didáticos atualmente disponíveis para o ensino da pronúncia, procurará responder a três questões: (1) O que a investigação preconiza para o ensino da pronúncia? (2) Que materiais didáticos temos? (3) Que materiais nos falta produzir? A investigação tem sublinhado a relevância de ensinar explicitamente a pronúncia numa língua não materna (LNM), dando prioridade à inteligibilidade e à compreensibilidade em detrimento do sotaque, por motivos comunicativos e também pessoais e sociais (e.g. Grant, 2014). Com base em diferentes propostas anteriores (sobretudo Celce-Murcia et al., 2010, Grant, 2014, Odisho, 2016) e em resultados de estudos empíricos (mencionados, por exemplo, em Flege & Bohn, 2021), Castelo (2025) propôs um Guião para o Ensino da Pronúncia, que sistematiza as etapas e estratégias a incluir em sequências didáticas para a instrução explícita na pronúncia e que será apresentado de modo a responder à primeira questão da apresentação (O que a investigação preconiza para o ensino da pronúncia?). De seguida, será brevemente analisado um conjunto exemplificativo de materiais didáticos de características diversificadas (quanto ao seu formato de disponibilização, aos seus objetivos gerais, bem como aos autores e editores envolvidos) que abordam explicitamente o ensino da pronúncia. Tal análise consistirá da verificação do nível de aplicação das recomendações da investigação, procurando responder à segunda questão do trabalho (Que materiais didáticos temos?). Finalmente, com base nos resultados da análise anterior, procurar-se-á responder à última pergunta desta reflexão (Que materiais nos falta produzir?). As observações feitas a propósito dos materiais apreciados fornecem-nos várias pistas para responder a tal questão. Embora se tenha verificado algum progresso e diversos materiais didáticos para o ensino da pronúncia já estejam alinhados com os resultados da investigação, ainda é preciso aprofundar em tal alinhamento, evitando abordagens limitadas da pronúncia, que poderão eventualmente estar associadas a falta de formação específica dos professores nesta área. Por outro lado, mostra-se necessário alargar o leque de materiais disponíveis, procurando criar mais materiais para a aprendizagem autónoma dos aprendentes e também dar uma resposta mais adequada às necessidades de públicos-alvo específicos (como, por exemplo, os aprendentes de Português Língua de Acolhimento).

Description

Participação na mesa-redonda “Materiais e métodos para o ensino de Português como Língua Global (PLG): desafios atuais, investigação e áreas de intervenção prioritárias”.

Keywords

ensino da pronúncia materiais didáticos português como língua não materna

Pedagogical Context

Citation

Castelo, A. (2025). Ensino da pronúncia do Português: investigação, materiais e desafios. Participação na mesa-redonda “Materiais e métodos para o ensino de Português como Língua Global (PLG): desafios atuais, investigação e áreas de intervenção prioritárias”. Congresso Internacional “Português como Língua Global” (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, 24-25/01/2025, por convite).

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue