Publication
O (diário) jornal de pesquisa e a abordagem multirreferencial na formação de pesquisadores-autores na pós-graduação stricto-sensu
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 09:Indústria, Inovação e Infraestruturas | pt_PT |
dc.contributor.author | Veloso, Maristela Midlej Silva de Araujo | |
dc.contributor.author | Rossini, Tatiana Stofella Sodré | |
dc.contributor.author | Santos, Edméa | |
dc.date.accessioned | 2024-07-16T14:34:17Z | |
dc.date.available | 2024-07-16T14:34:17Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | Neste trabalho, fruto de uma pesquisa-formação realizada no âmbito da disciplina “Produção do conhecimento na Contemporaneidade”, no curso de Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, procuramos discutir a importância da formação de pesquisadores na produção de dados na pós-graduação stricto sensu. É nesse contexto, fundamentado pelos princípios da Educação Online e da multirreferencialidade, alinhados à abordagem da Ciberpesquisa-Formação, que discutiremos o jornal de pesquisa como dispositivo formativo. Nessa perspectiva, o jornal de pesquisa no formato blog, teve um papel estruturante na elaboração dos objetivos e questões de estudo dos projetos de pesquisa dos discentes e o compartilhamento de informações e interações entre os sujeitos e pesquisadores associados. Portanto, o jornal de pesquisa, articulado à mediação docente e as interações assíncronas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, proporcionou a formação de pesquisadores na produção de dados de suas pesquisas na cibercultura. | pt_PT |
dc.description.abstract | n this work, the result of training research carried out within the scope of the discipline “Production of knowledge in Contemporary times”, in the Education, Contemporary Contexts and Popular Demands course of the Postgraduate Program at the Federal Rural University of Rio de Janeiro, we seek to discuss the importance of training researchers in data production in stricto sensu postgraduate studies. It is in this context, based on the principles of Online Education and multi-referentiality, aligned with the Cyberresearch-Training approach, that we will discuss the research journal as a training device. From this perspective, the research journal in the blog format played a structuring role in the elaboration of the objectives and study questions of the students' research projects and the sharing of information and interactions between the subjects and associated researchers. Therefore, the research journal, linked to teaching mediation and asynchronous interactions in the Integrated Academic Activities Management System, provided training for researchers in the production of data from their research in cyberculture. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Veloso, Maristela Midlej Silva de Araujo; Rossini, Tatiana Stofella Sodré, Santos - O (diário) jornal de pesquisa e a abordagem multirreferencial na formação de pesquisadores-autores na pós-graduação stricto-sensu. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 7, nº 1 (jan.-junho 2024) | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34627/redvol7iss1e202402 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2182-4967 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/16251 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Aberta. LE@D | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/33849 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação online | pt_PT |
dc.subject | Ciberpesquisa-formação | pt_PT |
dc.subject | Jornal de pesquisa | pt_PT |
dc.subject | Online education | pt_PT |
dc.subject | Cyberresearch-formation | pt_PT |
dc.subject | Research journa | pt_PT |
dc.title | O (diário) jornal de pesquisa e a abordagem multirreferencial na formação de pesquisadores-autores na pós-graduação stricto-sensu | pt_PT |
dc.title.alternative | The (diary) research journal and the multi-referential approach in the training of researchers-authors in stricto-sensu Postgraduate Studies | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning | pt_PT |
person.familyName | Midlej Silva de Araujo Veloso | |
person.familyName | Stofella Sodré Rossini | |
person.familyName | Santos | |
person.givenName | Maristela | |
person.givenName | Tatiana | |
person.givenName | Edméa | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6386-1583 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0520-8639 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4978-9818 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e8f7444b-3905-4b1d-a4fa-9b779ae1a790 | |
relation.isAuthorOfPublication | f9e467e9-f4cd-4f0e-a2fe-e8ba168b7ba4 | |
relation.isAuthorOfPublication | ddcd60d8-9301-4228-8bd6-35b0604a49a0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ddcd60d8-9301-4228-8bd6-35b0604a49a0 |