Repository logo
 
Publication

O (diário) jornal de pesquisa e a abordagem multirreferencial na formação de pesquisadores-autores na pós-graduação stricto-sensu

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.authorVeloso, Maristela Midlej Silva de Araujo
dc.contributor.authorRossini, Tatiana Stofella Sodré
dc.contributor.authorSantos, Edméa
dc.date.accessioned2024-07-16T14:34:17Z
dc.date.available2024-07-16T14:34:17Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractNeste trabalho, fruto de uma pesquisa-formação realizada no âmbito da disciplina “Produção do conhecimento na Contemporaneidade”, no curso de Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, procuramos discutir a importância da formação de pesquisadores na produção de dados na pós-graduação stricto sensu. É nesse contexto, fundamentado pelos princípios da Educação Online e da multirreferencialidade, alinhados à abordagem da Ciberpesquisa-Formação, que discutiremos o jornal de pesquisa como dispositivo formativo. Nessa perspectiva, o jornal de pesquisa no formato blog, teve um papel estruturante na elaboração dos objetivos e questões de estudo dos projetos de pesquisa dos discentes e o compartilhamento de informações e interações entre os sujeitos e pesquisadores associados. Portanto, o jornal de pesquisa, articulado à mediação docente e as interações assíncronas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, proporcionou a formação de pesquisadores na produção de dados de suas pesquisas na cibercultura.pt_PT
dc.description.abstractn this work, the result of training research carried out within the scope of the discipline “Production of knowledge in Contemporary times”, in the Education, Contemporary Contexts and Popular Demands course of the Postgraduate Program at the Federal Rural University of Rio de Janeiro, we seek to discuss the importance of training researchers in data production in stricto sensu postgraduate studies. It is in this context, based on the principles of Online Education and multi-referentiality, aligned with the Cyberresearch-Training approach, that we will discuss the research journal as a training device. From this perspective, the research journal in the blog format played a structuring role in the elaboration of the objectives and study questions of the students' research projects and the sharing of information and interactions between the subjects and associated researchers. Therefore, the research journal, linked to teaching mediation and asynchronous interactions in the Integrated Academic Activities Management System, provided training for researchers in the production of data from their research in cyberculture.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVeloso, Maristela Midlej Silva de Araujo; Rossini, Tatiana Stofella Sodré, Santos - O (diário) jornal de pesquisa e a abordagem multirreferencial na formação de pesquisadores-autores na pós-graduação stricto-sensu. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 7, nº 1 (jan.-junho 2024)pt_PT
dc.identifier.doi10.34627/redvol7iss1e202402pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16251
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. LE@Dpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/33849pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação onlinept_PT
dc.subjectCiberpesquisa-formaçãopt_PT
dc.subjectJornal de pesquisapt_PT
dc.subjectOnline educationpt_PT
dc.subjectCyberresearch-formationpt_PT
dc.subjectResearch journapt_PT
dc.titleO (diário) jornal de pesquisa e a abordagem multirreferencial na formação de pesquisadores-autores na pós-graduação stricto-sensupt_PT
dc.title.alternativeThe (diary) research journal and the multi-referential approach in the training of researchers-authors in stricto-sensu Postgraduate Studiespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRE@D – Revista de Educação a Distância e eLearningpt_PT
person.familyNameMidlej Silva de Araujo Veloso
person.familyNameStofella Sodré Rossini
person.familyNameSantos
person.givenNameMaristela
person.givenNameTatiana
person.givenNameEdméa
person.identifier.orcid0000-0002-6386-1583
person.identifier.orcid0000-0003-0520-8639
person.identifier.orcid0000-0003-4978-9818
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione8f7444b-3905-4b1d-a4fa-9b779ae1a790
relation.isAuthorOfPublicationf9e467e9-f4cd-4f0e-a2fe-e8ba168b7ba4
relation.isAuthorOfPublicationddcd60d8-9301-4228-8bd6-35b0604a49a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryddcd60d8-9301-4228-8bd6-35b0604a49a0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
33849-Texto do Trabalho-154671-1-10-202402.pdf
Size:
1.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
8 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: