Publication
Aprendizagem imersiva com Pluto: experiência com gamificação e metaverso no ensino de tecnologia
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 17:Parcerias para a Implementação dos Objetivos | pt_PT |
dc.contributor.author | Garcia, Jardel | |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T15:38:12Z | |
dc.date.available | 2023-12-18T15:38:12Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é demonstrar uma experiência desenvolvida no ensino superior brasileiro, para aprendizagem de tecnologias de bancos de dados relacionais, na qual foi utilizada a plataforma Pluto para criar um mundo digital virtual 3D gamificado. O Pluto implementa características de um metaverso que foram combinadas com elementos de jogos digitais do estilo escape room para criar um jogo de exploração cujo objetivo é a aprendizagem de parte da linguagem de consulta estruturada (SQL) de bancos de dados em sistemas informatizados. A experiência foi bem recebida pelos estudantes que destacaram pontos positivos tanto sobre suas aprendizagens quanto sobre o Pluto, o que serve de base para entender melhor a plataforma e pensar o seu uso para experiências futuras. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Esta publicação foi financiada por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/04372/2020. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Garcia, J. L. (2023). Aprendizagem imersiva com Pluto: experiência com gamificação e metaverso no ensino de tecnologia. In L. Morgado, J. Bidarra, J. Paz, J. Cravino, A. Loureiro (2023). Passado, Presente e Futuro (s) do eLearning em Portugal: 10 anos do eLIES, pp.121-126. LE@D, Universidade Aberta. DOI: https://doi.org/10.34627/leadt.2023.5 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34627/leadt.2023.5 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-674-954-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/15276 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | LE@D, Universidade Aberta | pt_PT |
dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10400.2/15181 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Pluto | pt_PT |
dc.subject | Metaverso | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem imersiva | pt_PT |
dc.subject | Gamificação | pt_PT |
dc.subject | Escape room | pt_PT |
dc.title | Aprendizagem imersiva com Pluto: experiência com gamificação e metaverso no ensino de tecnologia | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Distance Education and Elearning Laboratory | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04372%2F2020/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 126 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 121 | pt_PT |
oaire.citation.title | Passado, Presente e Futuro (s) do eLearning em Portugal: 10 anos do eLIES | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Garcia | |
person.givenName | Jardel Lucas | |
person.identifier.ciencia-id | 181C-4DCD-0831 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7355-3085 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 03a35754-6802-4711-bd53-cce2d0fe1b19 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 03a35754-6802-4711-bd53-cce2d0fe1b19 | |
relation.isProjectOfPublication | 2903efde-d8af-4eb5-8244-1aae69467bca | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 2903efde-d8af-4eb5-8244-1aae69467bca |