Repository logo
 
Publication

Supervisão pedagógica: perspetivas de educadores de infância em Portugal

dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.contributor.authorAbelha, Marta
dc.contributor.authorMiranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves
dc.contributor.authorMoreira, Osvaldo
dc.date.accessioned2021-07-26T09:24:20Z
dc.date.available2021-07-26T09:24:20Z
dc.date.issued2021
dc.date.updated2021-07-21T15:52:00Z
dc.description.abstractPerante um contexto ainda pouco recetivo à supervisão pedagógica, mas assinalando mudanças e uma pressão crescente no sentido da sua valorização, o estudo realizado visou caracterizar as experiências e perspetivas de educadores de infância da rede pública em Portugal sobre a supervisão pedagógica. Foi aplicado um questionário previamente validado (GASPAR et al., 2019). Orientaram a pesquisa, perspetivas teóricas sobre supervisão pedagógica apresentadas por Gaspar (et al., 2019), Alarcão e Canha (2013), ou Roldão (2012), que têm sido fundamentais na definição do campo, em Portugal. Os resultados apontam para uma experiência de supervisão pedagógica muito ligada à avaliação do desempenho docente (ADD), e em menor medida à formação inicial de professores, considerada de reduzido impacto sobre a qualidade das práticas docentes. No entanto, as perspetivas sobre o papel do supervisor e o conceito de supervisão demonstram alguma abertura à possibilidade de uma supervisão mais horizontal e até informal produzir impactos positivos.pt_PT
dc.description.abstractFaced with a context that is still not very receptive to pedagogical supervision, but experiencing change and growing pressure towards its valorization, the study carried out aimed at characterizing the experiences and perspectives of public-school preschool teachers in Portugal concerning pedagogical supervision. A previously validated questionnaire was applied (GASPAR et al., 2019). Theoretical perspectives on pedagogical supervision, such as those presented by Gaspar (et al., 2019), Alarcão and Canha (2013), or Roldão (2012), which have been fundamental in defining the field, in Portugal, were used. The results point to an experience of pedagogical supervision closely linked to teacher evaluation, and to a lesser extent to initial teacher training, considered to have little impact on the quality of teaching practices. However, perspectives on the role of the supervisor and the concept of supervision demonstrate some openness to the possibility of more horizontal and even informal supervision to produce positive impacts.pt_PT
dc.description.sponsorshipEsta pesquisa foi financiada por fundos nacionais através da FCT - Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P., pelos projetos UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17961.068pt_PT
dc.identifier.eissn1809-4309
dc.identifier.issn1809-4031
dc.identifier.slugcv-prod-2561329
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10919
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory
dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory
dc.relation.publisherversionhttps://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/17961
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectEducação de Infânciapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissional de professorespt_PT
dc.subjectPedagogical supervisionpt_PT
dc.subjectPreschool teacherspt_PT
dc.subjectTeacher professional developmentpt_PT
dc.titleSupervisão pedagógica: perspetivas de educadores de infância em Portugalpt_PT
dc.title.alternativePedagogical supervision: perspectives of preschool teachers in Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleDistance Education and Elearning Laboratory
oaire.awardTitleDistance Education and Elearning Laboratory
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04372%2F2020/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F04372%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage21pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titlePraxis Educativapt_PT
oaire.citation.volume16pt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameSeabra
person.familyNameAbelha
person.familyNameMiranda
person.familyNameMoreira
person.givenNameFilipa
person.givenNameMarta
person.givenNameHelena
person.givenNameOsvaldo
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifierH-1160-2016
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.orcid0000-0002-8969-4947
person.identifier.orcid0000-0003-0420-9605
person.identifier.scopus-author-id57210809988
person.identifier.scopus-author-id35772219700
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.cv.cienciaid991A-6004-246D | FILIPA ISABEL BARRETO DE SEABRA BORGES
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6
relation.isAuthorOfPublication166a501e-3894-451e-a7ae-538ac772a915
relation.isAuthorOfPublicationee0c5c4f-daa0-4605-aa05-cae24fa6577c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6
relation.isProjectOfPublication2903efde-d8af-4eb5-8244-1aae69467bca
relation.isProjectOfPublication42c58128-ac48-4fb2-bb48-c5b5d6faa031
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery42c58128-ac48-4fb2-bb48-c5b5d6faa031

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
17961-Texto_do_artigo-209209237412-1-10-20210721.pdf
Size:
424.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: