Repository logo
 
Publication

O portfolio como instrumento de aquisição e avaliação de estratégias de leitura : uma experiência de auto-supervisão

dc.contributor.advisorAires, Luísa
dc.contributor.authorCorreia, Ana Teresa da Silva
dc.date.accessioned2011-04-06T09:47:15Z
dc.date.available2011-04-06T09:47:15Z
dc.date.issued2008
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractComo é que o aluno/leitor adquire estratégias de leitura que lhe permitam a compreensão do texto? Enquanto “aprendiz” que constrói as suas aprendizagens, o aluno/leitor deve ter no seu professor, como leitor experiente, um modelo e um guia. Este suporte deve ser retirado a pouco e pouco para que o aluno/leitor ganhe o controlo sobre a sua aprendizagem e seja cada vez mais autónomo na aplicação das estratégias de leitura adquiridas. Contribuirá a construção de uma colecção de estratégias de leitura, aplicadas a textos narrativos para a sua visualização/consciencialização/aquisição? Será que esta visualização/consciencialização/aquisição se constituirá como activação da selecção/aplicação/avaliação dessas estratégias de leitura a novas situações?por
dc.description.abstractHow does the pupil/reader acquire reading strategies which will allow him/her to understand the text? As an “apprentice” who participates in his/her learning process, the pupil/reader should see in his/her teacher (an experienced reader) a model and a guide. This support must be lessened gradually so that the pupil/reader gets the control over his/her learning process and so that he/she can become more independent in the application of the acquired reading strategies. It is possible that a set of reading strategies, applied to narrative texts may contribute to their visualization/awareness/acquisition? It is possible that visualization/application/acquisition/evaluation of these reading strategies in new situations?
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1752
dc.language.isoporpor
dc.subjectEnsino da leiturapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCapacidade de leiturapor
dc.subjectTécnicos de ensinopor
dc.subjectCompetênciapor
dc.subjectSupervisãopor
dc.subjectPortefóliopor
dc.subjectAutonomypor
dc.subjectReading strategiespor
dc.subjectAware teacherpor
dc.subject(Self) – evaluationpor
dc.titleO portfolio como instrumento de aquisição e avaliação de estratégias de leitura : uma experiência de auto-supervisãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ana Correia - TMSP.pdf
Size:
2.58 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: