Repository logo
 
Publication

Vozes educacionais e culturais da ilha do Príncipe: uma reflexão sobre identidade(s)

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorSequeira, Rosa Maria
dc.contributor.authorTeles, Ana Filipa Teixeira Rodrigues Ferreira
dc.date.accessioned2024-07-04T15:17:33Z
dc.date.embargo2027-05-24
dc.date.issued2024-05-24
dc.date.submitted2024-07-04
dc.description.abstractA tese Vozes educacionais e culturais da ilha do Príncipe: Uma reflexão sobre identidade (s) aborda o tema da identidade cultural da ilha do Príncipe, no arquipélago de São Tomé e Príncipe. O objetivo é refletir sobre a forma como o dinamismo da identidade cultural principense na contemporaneidade e como a educação podem contribuir para a sua construção e reconstrução. A pesquisa explora conceitos fundamentais como cultura, identidade, colonialismo, pós-colonialismo e colonialidade, além de teorias como a teoria racial crítica e a pedagogia culturalmente relevante. Após séculos de presença de cultura europeia, a cultura da ilha do Príncipe enfrenta uma reconstrução. Abordam-se os desafios linguísticos por que a ilha está a passar com a perda gradual da língua nativa, o lung´ie, e o predomínio crescente de outras línguas, como o crioulo cabo-verdiano e o português, bem como a importância de manifestações culturais como o Auto de Floripes, para preservação da memória histórica. A pesquisa busca uma compreensão abrangente da identidade cultural principense, com destaque para a diversidade cultural e linguística, com recurso a metodologias qualitativas e quantitativas, como entrevistas e questionários. Enfatizando-se o potencial transformador da educação, alinhado com as recomendações da Organização das Nações Unidas, em 2023, apresenta-se uma proposta de reformulação curricular para disciplinas de humanidades da ilha do Príncipe, visando promover uma sociedade mais justa e inclusiva, assim como uma democracia cultural crescente.pt_PT
dc.description.abstractThe thesis Educational and cultural voices of Príncipe island: a Reflection on identity(ies) delves into the subject of the cultural identity of Príncipe island, in the São Tomé e Príncipe arquipelago. The objetive is to contemplate how the dynamism of the Príncipe´s cultural identity functions in contemporary times and how education can contribute to its construction and reconstruction. The research explores fundamental concepts such as culture, identity, colonialism, postcolonialism and coloniality, along with theories like critical race theory and culturally relevant pedagogy. After centuries of european cultural influence, Príncipe´s island culture is undergoing a process of reformation. The thesis adresses the linguistic challenges faced by the island, including the gradual loss of the native language, Lung´ie, and the increasing dominance of other languages, like Cape Verdian Creole and Portuguese. It also underscores the importance of cultural events like the Auto de Floripes in preserving historical memory. The research aims to achieve a comprehensive understanding of Príncipe´s cultural identity, emphasizing the cultural and linguistic diversity, using both qualitative and quantitative methodologies, such as interviews and questionaires. Highlighting the transformative potencial of education in line with the recommendations of the United Nations in 2023, a proposal for curriculum reform for humanities subjects on the island is presented. This proposal aims to promote a fairer and more inclusive society, as well as a growing cultural democracry.pt_PT
dc.identifier.citationTeles, Ana Filipa Teixeira Rodrigues Ferreira - Vozes educacionais e culturais da ilha do Príncipe [Em linha]: uma reflexão sobre identidade(s). [S.l.]: [s.n.], [2024]. 331 p.
dc.identifier.tid101753276pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16212
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectIdentidadept_PT
dc.subjectColonialismopt_PT
dc.subjectColonialismopt_PT
dc.subjectPós-colonialismopt_PT
dc.subjectColonialidadept_PT
dc.subjectCulturept_PT
dc.subjectIdentitypt_PT
dc.subjectGlobalizationpt_PT
dc.subjectColonialismopt_PT
dc.subjectPost-colonialismpt_PT
dc.subjectColonialitypt_PT
dc.titleVozes educacionais e culturais da ilha do Príncipe: uma reflexão sobre identidade(s)pt_PT
dc.title.alternativeEducational and cultural voices from the island of Príncipe: A reflection on identity(ies)
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameTese de Doutoramento em Relações Interculturais, apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TD_AnaTeles.pdf
Size:
2.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: