Repository logo
 
Publication

Equidade e inclusão nas políticas de educação: perspetivas a partir dos relatórios de avaliação externa de escolas

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.contributor.authorMouraz, Ana
dc.contributor.authorAbelha, Marta
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.date.accessioned2021-01-05T15:43:32Z
dc.date.available2021-01-05T15:43:32Z
dc.date.issued2020-12
dc.description.abstractRegista-se uma centralidade crescente dos temas da equidade e inclusão em educação, e parece consolidar-se a viragem de perspetivas mais restritas sobre estes conceitos, para uma visão que entende a necessidade de os estender a todos os alunos, dando resposta à diversidade das suas características, necessidades e potencialidades. Em Portugal, o Decreto-lei 54/2018 veio plasmar essa viragem, acompanhando o que tem vindo a ser preconizado a nível internacional. Também a avaliação externa de escolas (AEE) salienta, no seu terceiro ciclo, temas relacionados com a equidade e a inclusão, incluindo no seu Quadro de Referência, referentes como a “Promoção da equidade e inclusão de todas as crianças e todos os alunos” e “Resultados para a equidade, inclusão e excelência” (IGEC, 2019). Assinalando esta convergência, e reconhecendo o papel que a AEE tem assumido em termos de indução de práticas e transformação dos discursos, apresentamos uma análise dos relatórios do terceiro ciclo de avaliação externa de escolas, salientando questões relacionadas com a equidade e inclusão. Concretamente, questionámos em que domínios do referencial se destacam as referências a estes conceitos, quais as perspetivas de equidade e inclusão presentes nestes documentos, quem são os alvos preferenciais desta preocupação com a equidade e inclusão, e que medidas adotadas pelas escolas são salientadas nos relatórios. Enriquecemos ainda a análise com uma perspetiva diacrónica, com base nos relatórios anteriores das mesmas escolas agora consideradas. Os resultados apontam para uma preocupação com estes conceitos desde o arranque da AEE e uma interpretação crescentemente aberta dos mesmos.pt_PT
dc.description.abstractThere is growing centrality of the themes of equity and inclusion in education, and a turn from more restricted perspectives on these concepts seems to consolidate, towards a vision that understands the need to extend them to all students, responding to the diversity of their characteristics, needs and potential. In Portugal, Law-Decree 54/2018 consolidated this change, following what is advocated at the international level. The external evaluation of schools (EES) also highlights, in its third cycle, themes related to equity and inclusion, including in its Reference Framework, referring to the “Promotion of equity and inclusion of all children and all students” and “Results for equity, inclusion and excellence” (IGEC, 2019). Acknowledging this convergence, and recognizing the role that EES has taken in terms of inducing practices and transforming discourses, we present an analysis of the reports of the third cycle of external school evaluation, highlighting issues related to equity and inclusion. Specifically, we questioned in which areas of the framework of reference to these concepts are highlighted, what are the perspectives of equity and inclusion present in these documents, who are the preferred targets of this concern with equity and inclusion, and what measures adopted by schools are highlighted in the reports . We also enriched the analysis with a diachronic perspective, based on previous reports from the same schools. Results point to these concepts being taken into account since the onset of EES, in an increasingly open interpretation.pt_PT
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/30410/2017.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSeabra, F., Mouraz, A., Abelha, M. & Henriques, S. (2020). Equidade e inclusão nas políticas de educação: perspetivas a partir dos relatórios de Avaliação Externa de Escolas. Indagatio Didactica, 12 (5), 99-117. ISSN: 1647-3582 DOI: https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23445pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34624/id.v12i5.23445pt_PT
dc.identifier.issn1647-3582
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10331
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationMechanisms of school and inspectorate change. A study on the 3rd cycle of external evaluation of non-higher education schools, in Portugal
dc.relation.publisherversionhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/23445pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEquidadept_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectAvaliação externa de escolaspt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectEquitypt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectSchool external evaluationpt_PT
dc.titleEquidade e inclusão nas políticas de educação: perspetivas a partir dos relatórios de avaliação externa de escolaspt_PT
dc.title.alternativeEquity and inclusion in educational policies: perspectives based on the reports of school external evaluationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleMechanisms of school and inspectorate change. A study on the 3rd cycle of external evaluation of non-higher education schools, in Portugal
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCED-EDG%2F30410%2F2017/PT
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.endPage117pt_PT
oaire.citation.startPage99pt_PT
oaire.citation.titleIndagatio Didacticapt_PT
oaire.fundingStream3599-PPCDT
person.familyNameSeabra
person.familyNameMouraz
person.familyNameAbelha
person.familyNameHenriques
person.givenNameFilipa
person.givenNameAna
person.givenNameMarta
person.givenNameSusana
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifierK-5236-2014
person.identifierH-1160-2016
person.identifier1730761
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.ciencia-id451A-5847-2060
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.orcid0000-0001-7960-5923
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.scopus-author-id57210809988
person.identifier.scopus-author-idID 55213861200
person.identifier.scopus-author-id35772219700
person.identifier.scopus-author-id54420026300
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication7d4ef2e7-55d8-453a-8d57-b0ae7ed9a750
relation.isAuthorOfPublication86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6
relation.isProjectOfPublication1fadf73a-ad58-4782-938f-d38b6ad7df25
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery1fadf73a-ad58-4782-938f-d38b6ad7df25

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Texto publicado.pdf
Size:
791.94 KB
Format:
Adobe Portable Document Format