Repository logo
 
Publication

Mapeando o(s) futuro(s) da educação: uma tabela periódica de competências para o século XXI

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorSeabra, Filipa
dc.contributor.authorBorges, Irina Romina Gomes
dc.date.accessioned2024-07-02T11:49:54Z
dc.date.available2024-07-02T11:49:54Z
dc.date.issued2024-06-13
dc.date.submitted2024-07-02
dc.description.abstractNum mundo globalizado e em constante mutação surge a exigência de um currículo adaptado às vigentes necessidades educativas. Embora muito se debata sobre as competências que devem ser fomentadas no âmbito de uma educação para o desenvolvimento sustentável, existe pouco suporte empírico que ajude a responder à questão da sua materialização no currículo. Assim sendo, a presente investigação centrase na análise de diversas propostas de competências essenciais para o século XXI particularizando o contexto educativo português. Abraçando um quadro interpretativista construtivista, o estudo adota uma abordagem qualitativa. Assim sendo, e uma vez empregando metodologia de análise de conteúdo documental, explora um conjunto diversificado de artigos e referencias nacionais e internacionais relativos às competências para o século XXI. Os objetivos prendem-se em primeiro lugar com o delineamento de perspetivas e propostas das organizações globais e nacionais relativamente às competências para o século XXI. Em segundo lugar, procura propor um quadro de síntese derivado da análise documental, oferecendo orientações práticas para a reestruturação curricular. A importância do estudo repercute nas políticas educativas e nos cenários de prática, não só em Portugal, mas também à escala global, pretendendo oferecer uma base convincente para informar as decisões políticas e as reformas educativas orientadas para a promoção do desenvolvimento inclusivo e sustentável. Além disso, o quadro de síntese que se propõe apesentar, assume-se promissor enquanto ferramenta pragmática para educadores e criadores de currículos que se esforçam por adaptar as práticas pedagógicas para satisfazer as exigências em evolução do século XXI.pt_PT
dc.description.abstractIn a globalized and ever-changing world, there is a demand for a curriculum adapted to current educational needs. While much debate revolves around the skills that should be fostered within an education for sustainable development, there is little empirical support to answer how these skills should be implemented in the curriculum. Therefore, this research focuses on analysing various proposals of essential skills for the 21st century in the context of Portuguese education. Embracing an interpretivist constructivist framework, this study adopts a qualitative approach. Thus, employing documentary content analysis methodology explores a diverse set of national and international articles and references related to 21st-century skills. The objectives are first and foremost focused on outlining perspectives and proposals from global and national organizations regarding 21st-century skills. Secondly, it aims to propose a synthesis framework derived from document analysis that offers practical guidelines for curricular restructuring. The significance of this study resonates in educational policies and practice scenarios not only in Portugal but also at a global scale aiming to provide compelling grounds for informing policy decisions as well as educational reforms geared towards promoting inclusive sustainable development. Moreover, the proposed synthesis framework assumes promising potential as a pragmatic tool for educators and curriculum developers striving to adapt pedagogical practices to meet the evolving demands of the 2sthcentury.pt_PT
dc.description.sponsorshipA investigação realizada no âmbito desta Dissertação de Mestrado está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e e-Learning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superiorpt_PT
dc.description.sponsorshipEste trabalho insere-se Projeto LE@D Nº PTN/UID4372-LEaD/032016, Grupo de Trabalho Currículo e Equidade na Sociedade Contemporânea. Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020.pt_PT
dc.identifier.citationBorges, Irina Romina Gomes - Mapeando o(s) futuro(s) da educação [Em linha]: uma tabela periódica de competências para o século XXI. [S.l.]: [s.n.], 2024. 212 p.
dc.identifier.tid203658302
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16196
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationDistance Education and Elearning Laboratory
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectCompetências para o século XXIpt_PT
dc.subjectReferencial de competênciaspt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectSkills for the 2lst Centurypt_PT
dc.subjectCompetency frameworkpt_PT
dc.titleMapeando o(s) futuro(s) da educação: uma tabela periódica de competências para o século XXIpt_PT
dc.title.alternativeMapping the future(s) of education: a periodic table of skills for the 21st Centurypt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleDistance Education and Elearning Laboratory
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04372%2F2020/PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
relation.isProjectOfPublication2903efde-d8af-4eb5-8244-1aae69467bca
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery2903efde-d8af-4eb5-8244-1aae69467bca
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMSP_IrinaBorges.pdf
Size:
3.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: