Browsing by Issue Date, starting with "2024-06-13"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Mapeando o(s) futuro(s) da educação: uma tabela periódica de competências para o século XXIPublication . Borges, Irina Romina Gomes; Seabra, FilipaNum mundo globalizado e em constante mutação surge a exigência de um currículo adaptado às vigentes necessidades educativas. Embora muito se debata sobre as competências que devem ser fomentadas no âmbito de uma educação para o desenvolvimento sustentável, existe pouco suporte empírico que ajude a responder à questão da sua materialização no currículo. Assim sendo, a presente investigação centrase na análise de diversas propostas de competências essenciais para o século XXI particularizando o contexto educativo português. Abraçando um quadro interpretativista construtivista, o estudo adota uma abordagem qualitativa. Assim sendo, e uma vez empregando metodologia de análise de conteúdo documental, explora um conjunto diversificado de artigos e referencias nacionais e internacionais relativos às competências para o século XXI. Os objetivos prendem-se em primeiro lugar com o delineamento de perspetivas e propostas das organizações globais e nacionais relativamente às competências para o século XXI. Em segundo lugar, procura propor um quadro de síntese derivado da análise documental, oferecendo orientações práticas para a reestruturação curricular. A importância do estudo repercute nas políticas educativas e nos cenários de prática, não só em Portugal, mas também à escala global, pretendendo oferecer uma base convincente para informar as decisões políticas e as reformas educativas orientadas para a promoção do desenvolvimento inclusivo e sustentável. Além disso, o quadro de síntese que se propõe apesentar, assume-se promissor enquanto ferramenta pragmática para educadores e criadores de currículos que se esforçam por adaptar as práticas pedagógicas para satisfazer as exigências em evolução do século XXI.
- Texture for neuroimagingPublication . Nunes, Ana; Serranho, Pedro; Castelo-Branco, Miguel; Bernardes, RuiTexture analysis is an umbrella term for multiple image analysis techniques that quantify and characterize the distribution of the image’s gray levels. It has a natural application in biomedical image analysis, where texture-based techniques are increasingly being incorporated into neuroimaging research. In this chapter, the role of texture analysis in the field of neuroimaging is addressed. Neuroimaging applications of texture-based approaches are contextualized within past and recent developments in image texture analysis, the categories of texture analysis methods, and the typical texture-based problem types, namely, classification and segmentation. Neuroimaging applications using magnetic resonance imaging, positron emission tomography, and optical coherence tomography are individually reviewed, and some considerations on the future perspectives for texture-based approaches in neuroimaging are made.