Repository logo
 
Publication

O papel da formação inicial para a construção da identidade profissional docente

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorPereira, Aline Maria
dc.contributor.authorNeves, Claudia
dc.date.accessioned2023-07-31T09:11:55Z
dc.date.available2023-07-31T09:11:55Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO desenvolvimento profissional docente se constitui como um processo individual e coletivo que contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências. O objetivo geral deste estudo consiste em compreender a influência que a formação inicial dos cursos de pedagogia assume para que a identidade profissional do professor seja constituída. A pesquisa caracteriza-se por ser de natureza qualitativa e exploratória. A coleta de dados foi realizada por intermédio de entrevista semiestruturada e análise documental. A população do estudo foi composta por profissionais atuantes e estudantes da Pedagogia. Foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin. Observou-se que a precariedade em que se encontram as condições para a docência no Brasil confirma desvalorização política, ocasionando efeitos para o reconhecimento social e as formas como o docente se compõe como profissional.pt_PT
dc.description.abstractTeacher professional development is an individual and collective process that contributes to the development of skills and competences. The general objective of this study is to understand the influence that the initial formation of pedagogy courses assumes for the professional identity of the teacher to be constituted. The research is characterized by being of a qualitative and exploratory nature. Data collection was carried out through semi-structured interviews and documentary analysis. The study population was composed of active professionals and students of Pedagogy. Bardin Content Analysis was used. It was observed that the precarious conditions in which the conditions for teaching in Brazil are found confirm political devaluation, causing effects for social recognition and the ways in which the teacher is composed as a professional.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, A., Neves, C. (2021). O papel da formação inicial para a construção da Identidade Profissional Docente. Formação de Professores e Inovação pedagógica. São Paulo. Paco Editorialpt_PT
dc.identifier.isbn9786558405870
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/14657
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPaco Editorapt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectIdentidade profissionalpt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectLegislationpt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectPedagogypt_PT
dc.subjectProfessional identitypt_PT
dc.titleO papel da formação inicial para a construção da identidade profissional docentept_PT
dc.title.alternativeThe role of initial training for the construction of teacher professional identitypt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleFormação de professores e inovação pedagógica: contextos, processos e evoluçõespt_PT
person.familyNameNeves
person.givenNameCláudia
person.identifier.ciencia-idF514-767E-6474
person.identifier.orcid0000-0002-8175-4749
person.identifier.scopus-author-id34977273500
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication13c8bba3-2fe6-4e5c-9264-83cf060de51c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery13c8bba3-2fe6-4e5c-9264-83cf060de51c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Artigo Paco Editorial (1).pdf
Size:
235.41 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: