Publication
CompetĂȘncias empreendedoras para aprender e ensinar onlife
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
datacite.subject.sdg | 09:IndĂșstria, Inovação e Infraestruturas | |
dc.contributor.advisor | Moreira, J. AntĂłnio | |
dc.contributor.author | Ostoyke, Leila Cristina Adriano | |
dc.date.accessioned | 2025-08-07T09:23:03Z | |
dc.date.available | 2025-08-07T09:23:03Z | |
dc.date.issued | 2025-07-24 | |
dc.date.submitted | 2025-08-07 | |
dc.description | Tese de Mestrado em Pedagogia do eLearning, apresentada Ă Universidade Aberta | |
dc.description.abstract | Nossa sociedade passa por transformaçÔes significativas, e a educação nĂŁo Ă© exceção. Em um mundo cada vez mais influenciado pelas tecnologias digitais e pela popularização da InteligĂȘncia Artificial Generativa, competĂȘncias empreendedoras, associadas a habilidades como pensamento crĂtico, criatividade, resiliĂȘncia, flexibilidade e aprendizagem contĂnua, tornam-se essenciais para a atuação docente. Diante desse cenĂĄrio, este projeto de intervenção educacional teve como objetivo criar e avaliar um ecossistema de aprendizagem em rede e um modelo de formação que promova, por meio de abordagens pedagĂłgicas inovadoras, o desenvolvimento de competĂȘncias docentes para uma cultura empreendedora. A metodologia adotada foi a Design-Based Research (DBR), que integra teoria e prĂĄtica em ciclos iterativos de design, implementação, anĂĄlise e redesign. A formação, com duração de cinco semanas, foi aplicada a 20 professores de diferentes ĂĄreas, utilizando um modelo pedagĂłgico hĂbrido e multidimensional, fundamentado em aprendizagem ativa, colaborativa e contĂnua. O ecossistema integrou ambientes formais, informais e imersivos, explorando tecnologias como inteligĂȘncia artificial e metaverso, articuladas ao paradigma da Educação OnLIFE. Os resultados, obtidos a partir de dados quantitativos e qualitativos, demonstraram a eficĂĄcia do modelo para o desenvolvimento das competĂȘncias empreendedoras. Os participantes relataram maior autonomia, autoconfiança e visĂŁo estratĂ©gica, alĂ©m de mudanças planejadas para suas prĂĄticas pedagĂłgicas. Conclui-se que a formação superou as expectativas, validando-se como uma proposta eficaz para preparar professores empreendedores capazes de inovar na sociedade hiperconectada. Este estudo oferece uma contribuição inovadora para a educação digital ao integrar empreendedorismo, tecnologias emergentes e prĂĄticas pedagĂłgicas transformadoras no paradigma OnLIFE. | por |
dc.description.abstract | Our society is undergoing significant transformations, and education is no exception. In a world increasingly influenced by digital technologies and the widespread adoption of Generative Artificial Intelligence, entrepreneurial competences, combined with skills such as critical thinking, creativity, resilience, flexibility, and lifelong learning, have become essential for teaching practice. In this context, this educational intervention project aimed to design and evaluate a networked learning ecosystem and a training model that promotes, through innovative pedagogical approaches, the development of teaching competences for an entrepreneurial culture. The methodology adopted was Design-Based Research (DBR), which integrates theory and practice in iterative cycles of design, implementation, analysis, and redesign. The five-week training program was implemented with 20 teachers from different fields, using a hybrid and multidimensional pedagogical model grounded in active, collaborative, and continuous learning. The ecosystem combined formal, informal, and immersive environments, exploring technologies such as artificial intelligence and the metaverse, aligned with the OnLIFE Education paradigm. Results from quantitative and qualitative data demonstrated the effectiveness of the model in fostering entrepreneurial competences. Participants reported increased autonomy, self-confidence, and strategic vision, as well as planned changes in their teaching practices. It is concluded that the training exceeded expectations, validating itself as an effective proposal to prepare entrepreneurial teachers capable of innovating in a hyperconnected society. This study offers an innovative contribution to digital education by proposing and validating a model that integrates entrepreneurship, emerging technologies, and transformative pedagogical practices within the OnLIFE paradigm. | eng |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/20172 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Educação OnLIFE | |
dc.subject | Formação de professores | |
dc.subject | CompetĂȘncias empreendedoras | |
dc.subject | Ecossistemas de aprendizagem | |
dc.subject | Design-based research | |
dc.subject | OnLIFE Education | |
dc.subject | Teacher training | |
dc.subject | Entrepreneurial competencies | |
dc.subject | Design-Based Research | |
dc.subject | Digital transformation in education | |
dc.title | CompetĂȘncias empreendedoras para aprender e ensinar onlife | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Pedagogia do eLearning |