Repository logo
 
Publication

As escolas e o Programa Rede de Bibliotecas Escolares : um estudo sobre os processos de desenvolvimento das bibliotecas integradas na RBE

dc.contributor.advisorBastos, Glória
dc.contributor.authorPereira, Angelina Maria Martins Rodriguespt_PT
dc.date.accessioned2009-01-26T16:20:03Z
dc.date.available2009-01-26T16:20:03Z
dc.date.issued2007pt_PT
dc.date.submitted2007pt_PT
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
dc.description.abstractO trabalho de investigação aqui apresentado tem como objectivo central procurar traçar um quadro evolutivo de dezasseis bibliotecas escolares, integradas na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) Num primeiro momento, apontamos algumas das linhas de força que caracterizam a actual sociedade de informação, para uma melhor contextualização da missão e objectivos das bibliotecas escolares. Fazemos o levantamento de alguns dos mais importantes estudos internacionais e nacionais realizados nesta área. Traçamos, brevemente, o historial da implantação e evolução da Rede de Bibliotecas Escolares e apresentamos algumas razões justificativas do papel que as bibliotecas desempenham na promoção do sucesso educativo. Com os dados colhidos através de um questionário por nós concebido e aplicado em 2006 e com aqueles recolhidos através de um questionário lançado pelo Gabinete da RBE em 2000, fazemos uma análise comparativa, tendo como referência parâmetros de qualidade definidos internacionalmente e adoptados pelo Programa da RBE e apresentamos as conclusões que nos pareceram mais evidentes e pertinentespt_PT
dc.description.abstractThis research has a main goal: pointing out the evolution of sixteen school libraries, integrated in the School Libraries Network (RBE). Firstly, we point out some of the main strengths which characterize the information society in order to present a better contextualization of school libraries mission and main goals. We briefly present some of the most important international and national research works undertaken in this area. We present the historical background of the Portuguese school libraries network (Rede de Bibliotecas Escolares) and present some of the main reasons concerning the relationship between school libraries and school achievement as well. With the information gathered from our own inquiry launched in 2006 and the inquiry launched by RBE in 2000, we built up comparative charts, taking into account the international and national indicators of quality and we present a whole set of conclusions we consider more importantpt_PT
dc.format.extent2298970 bytespt_PT
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/575
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBibliotecas escolarespt_PT
dc.subjectEstudo de casospt_PT
dc.subjectInformação/bibliotecas,papelpt_PT
dc.subjectRede de Bibliotecas Escolarespt_PT
dc.subjectSociedade da informaçãopt_PT
dc.titleAs escolas e o Programa Rede de Bibliotecas Escolares : um estudo sobre os processos de desenvolvimento das bibliotecas integradas na RBEpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
LC346.pdf
Size:
2.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format