Repository logo
 
Publication

A reformulação do discurso em contexto pedagógico: análise de um corpus oral de interações entre professor e alunos na aula de português

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorBarbeiro, Célia
dc.contributor.authorAlmeida, Carla Aurélia de
dc.date.accessioned2024-07-25T08:53:40Z
dc.date.available2024-07-25T08:53:40Z
dc.date.issued2024-07
dc.description.abstractO presente texto tem como objetivo analisar a reformulação enquanto estratégia discursiva no contexto específico de ensino-aprendizagem do Português, à luz do modelo da Sociolinguística Interacional. Pretende-se contribuir para o conhecimento das interações verbais que aí se desencadeiam. Adotando a perspetiva daquele modelo teórico, analisa-se o mecanismo conversacional de reformulação, em contexto pedagógico, na coconstrução da aprendizagem do Português Europeu, em duas turmas do 5.º ano de escolaridade, num total de quarenta e quatro alunos. Os resultados do estudo revelam que a reformulação ocorre com muita frequência na fase de desenvolvimento da aula e faz parte das rotinas verbais dos participantes – professor e alunos – na sala de aula, constituindo uma estratégia de envolvimento conversacional, fundamental para toda a compreensão linguística nas interações pedagógicas. Nas aulas, a reformulação visa reparar problemas comunicativos, como erros ou mal-entendidos, e melhorar a compreensão do sentido dos textos para uma efetiva aprendizagem da língua portuguesa enquanto língua materna.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyse reformulation as a discursive strategy in the specific context of teaching and learning Portuguese, to contribute to the extant knowledge of the verbal interactions that take place in the classroom. To this end, we used the interactional sociolinguistics framework to analyse the conversational mechanism of reformulation, in a pedagogical context. More specifically, we look at the co-construction of the learning and teaching of European Portuguese, in two 5th grade classes, which total 44 students. Results show that reformulation occurs very frequently in the development phase of the lesson and is part of the verbal routines of the participants − teacher and students −, constituting a strategy of conversational involvement, which is fundamental for all linguistic understanding in pedagogical interactions. In class, reformulation aims to repair communicative problems, such as errors or misunderstandings, and to improve understanding of the meaning of texts for the effective learning of Portuguese as a mother tongue.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBarbeiro, Célia & Almeida, Carla Aurélia de (2024) A reformulação do discurso em contexto pedagógico: análise de um corpus oral de interações entre professor e alunos na aula de Português, DELTA Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 40 (2). 1-24; DOI: 10.1590/1678-460x202440252768; License CC BY 4.0 https://www.scielo.br/j/delta/a/m9gtC8W5YMVNp7cfMbdgtdS/?lang=ptpt_PT
dc.identifier.doi10.1590/1678-460x202440252768pt_PT
dc.identifier.eissn1678- 460X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16310
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRevista DELTApt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.scielo.br/j/delta/a/m9gtC8W5YMVNp7cfMbdgtdS/?format=pdf&lang=ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSociolinguística interacionalpt_PT
dc.subjectContexto pedagógicopt_PT
dc.subjectReformulaçãopt_PT
dc.subjectEnvolvimento conversacionalpt_PT
dc.subjectInteractional sociolinguisticspt_PT
dc.subjectPedagogical contextpt_PT
dc.subjectReformulationpt_PT
dc.subjectConversational involvementpt_PT
dc.titleA reformulação do discurso em contexto pedagógico: análise de um corpus oral de interações entre professor e alunos na aula de portuguêspt_PT
dc.title.alternativeThe reformulation of discourse in a pedagogical context: analysis of an oral corpus of interactions between teacher and students in Portuguese lessonspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SPpt_PT
oaire.citation.endPage24pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista DELTA - Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadapt_PT
oaire.citation.volume40 (2)pt_PT
person.familyNameBarbeiro
person.familyNameAlmeida
person.givenNameCélia
person.givenNameCarla Aurélia de
person.identifier.ciencia-id9014-7839-5EC4
person.identifier.orcid0000-0002-7277-9573
person.identifier.orcid0000-0003-1682-5106
person.identifier.scopus-author-id57223891285
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication42ce5904-a3ff-4178-b1fa-2ff4feb4c2d5
relation.isAuthorOfPublicationbd43b573-8a79-4028-92b6-12707d2b9b38
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery42ce5904-a3ff-4178-b1fa-2ff4feb4c2d5

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A_reformulacao_do_discurso_em_contexto_pedagogico_.pdf
Size:
708.04 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: