Repository logo
 
Publication

Das competências de uso das tecnologias digitais ao exercício pleno da cidadania digital: os casos do Alentejo e do País Basco

dc.contributor.authorAires, Luísa
dc.contributor.authorPalmeiro, Ricardo
dc.contributor.authorPereda Herrero, María Visitación
dc.date.accessioned2019-04-15T15:46:08Z
dc.date.available2019-04-15T15:46:08Z
dc.date.issued2019-03
dc.descriptionO Vol 2 (1) de 2019 é dedicado à problemática das Competências Digitais.pt_PT
dc.description.abstractA participação informada nos processos de decisão coletiva exige melhores níveis educacionais, um leque mais amplo de competências digitais e, naturalmente, o acesso às tecnologias. Na sociedade global digital, este processo faz parte do exercício de uma cidadania informada. A cidadania digital pressupõe a participação mediada pelo acesso e, sobretudo, pelo uso crítico das tecnologias digitais, nos processos de decisão social. Em estreita ligação com a cidadania digital encontra-se a literacia digital. Entendida numa perspetiva mais ampla do que a literacia tecnológica, supõe o desenvolvimento de competências fundamentais que contrariam a exclusão social e, por consequência, representam um valioso mecanismo para o seu combate, especialmente em grupos sociais em risco. Por sua vez, as competências digitais fazem parte das competências essenciais da educação ao longo da vida, estando diretamente relacionadas com os conceitos de cidadania digital e participação democrática. No presente artigo, começamos por analisar os conceitos de cidadania digital, literacia digital e competências digitais para o séc. XXI, bem como as relações entre estes conceitos. Posteriormente, são apresentados dados parciais relativos a uma investigação, emcurso, sobre programas digitais como via de empoderamento, no Alentejo e no País Basco. Como conclusão genérica, assinalam-se as perspetivas dos monitores sobre as modificações de hábitos dos utilizadores dos Espaços de Acesso à Internet e dos Centros KZguneapt_PT
dc.description.abstractInformed participation in collective decision-making processes requires better educational levels, a wider range of digital skills and access to technologies. In a global digital society this process is part of the exercise of informed citizenship. Digital citizenship presupposes participation mediated by access and, above all, by the critical use of digital technologies in social decision-making processes. Digital literacy is closely linked to digital citizenship. From a broader perspective than technological literacy, it involves the development of key skills that counteract social exclusion and therefore represents a valuable mechanism for combating it, especially in social groups at risk. Digital competences are part of the key competences of lifelong learning and are directly related to the concepts of digital citizenship and democratic participation. In this sense, it is important to know the levels of digital literacy in different social groups in order to then meet their needs through programmes and other training initiatives. In this article, we analyse the concepts of digital citizenship, digital literacy and digital skills for the 21st century, as well as the relationships between these concepts. Subsequently, partial data on an ongoing research on digital programmes in Alentejo and the Basque Country, such as the empowerment pathway, are presented. As a general conclusion, we would like to highlight the monitors’ perspectives in what concerns the changes in the habits of users of Internet Access Spaces and KZgunea Centres.pt_PT
dc.description.sponsorshipUID/Multi/04372/2016
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAires, Luisa; Palmeiro, Ricardo; Pereda, Visitación - Das competências de uso das tecnologias digitais ao exercício pleno da cidadania digital: os casos do Alentejo e do País Basco."RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 1 (2019), p. 9-25pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/vol2iss1pp9-25
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8107
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/22052pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCidadania digitalpt_PT
dc.subjectLiteracia digitalpt_PT
dc.subjectCompetências digitaispt_PT
dc.subjectProgramas de inclusão digitalpt_PT
dc.subjectVivências mediadas pelas TICpt_PT
dc.subjectDigital citizenshippt_PT
dc.subjectDigital literacypt_PT
dc.subjectDigital skillspt_PT
dc.subjectICT-mediated experiencespt_PT
dc.subjectDigital inclusion programmespt_PT
dc.titleDas competências de uso das tecnologias digitais ao exercício pleno da cidadania digital: os casos do Alentejo e do País Bascopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage25pt_PT
oaire.citation.startPage9pt_PT
person.familyNameAires
person.familyNamePalmeiro Anastácio
person.familyNamePereda Herrero
person.givenNameLuísa
person.givenNameRicardo
person.givenNameMaría Visitación
person.identifier.ciencia-idF612-FFC3-1A2B
person.identifier.ciencia-idCE13-9659-3159
person.identifier.orcid0000-0001-5649-276X
person.identifier.orcid0000-0002-4504-4707
person.identifier.orcid0000-0003-4092-6898
person.identifier.ridAAJ-7408-2020
person.identifier.ridG-4636-2016
person.identifier.scopus-author-id56578173600
person.identifier.scopus-author-id57214231099
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6952a68c-cc5c-4fbc-b40b-1e019e08830b
relation.isAuthorOfPublication27d53816-780b-492d-8bf3-250fecf3a0e5
relation.isAuthorOfPublication6f37c421-6edd-4f2e-8223-927f90a0a47d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6952a68c-cc5c-4fbc-b40b-1e019e08830b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
p. 9-25.pdf
Size:
525.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
5 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: