Publication
"Liberta-me" : um estudo sobre a educação artística num estabelecimento prisional
dc.contributor.advisor | Saldanha, Ângela | |
dc.contributor.author | Ferreira, Célia Cristina da Silva | |
dc.date.accessioned | 2019-02-01T11:49:30Z | |
dc.date.available | 2019-02-01T11:49:30Z | |
dc.date.issued | 2018-09-19 | |
dc.date.submitted | 2019-02-01 | |
dc.description.abstract | O trabalho de investigação apresentado pretende alertar para a importância da educação artística no crescimento do ser humano, neste caso em particular, no desenvolvimento da autorrepresentação e autoconhecimento de pessoas privadas da sua liberdade. É apresentado um estudo de caso, construído com métodos qualitativos inerentes à investigação-ação, no Estabelecimento Prisional de Guimarães, com a utilização de práticas próprias das artes visuais, de forma a potenciar a autoanálise e o autoconceito para uma reflexão e potenciamento humano. Uma investigação de construção conjunta, iniciada em 2012, colaborativa e participada por todos os seus agentes (investigadora e reclusos/estudantes), que ainda se encontra em ação. E que coloca questões vinculadas à Educação Artística Formal de Adultos (privados de liberdade), identidade e contemporaneidade, com exemplos de experiências concretizadas em contexto real. | pt_PT |
dc.description.abstract | The research work presented intends to show the importance of artistic education on the development of the human being, and specifically on the development of self-concept and self-esteem of those lacking their liberty. The case-study presented here is comprised of methodology-of-qualitative inherent to research-action on Guimarães prison facility with the application of visual arts in a way that strengthen soul-searching and self-concept for a greater in development of critical thinking on human capital. These joint construction research started in 2012 its inclusive and cooperative of all the players involved (researcher/inmates/student’s) still active. And presents issues that regard curricular Artistic Education (lacking their liberty) identity, contemporaneous, with real context examples. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ferreira, Célia Cristina da Silva - "Liberta-me" [Em linha]: um estudo sobre a educação artística num estabelecimento prisional. Lisboa: [s.n.], 2018. 149 p. | |
dc.identifier.tid | 202174239 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/7896 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação artística | pt_PT |
dc.subject | Artes visuais | pt_PT |
dc.subject | Educação ao longo da vida | pt_PT |
dc.subject | Prisões | pt_PT |
dc.subject | Reclusos | pt_PT |
dc.subject | Autorrepresentação | pt_PT |
dc.subject | Autoconhecimento | pt_PT |
dc.subject | Guimarães | pt_PT |
dc.subject | Artistic education | pt_PT |
dc.subject | Education through life | pt_PT |
dc.subject | Prision | pt_PT |
dc.subject | Self-depiction/Self-awareness | pt_PT |
dc.title | "Liberta-me" : um estudo sobre a educação artística num estabelecimento prisional | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta | pt_PT |