Repository logo
 
Publication

"Liberta-me" : um estudo sobre a educação artística num estabelecimento prisional

dc.contributor.advisorSaldanha, Ângela
dc.contributor.authorFerreira, Célia Cristina da Silva
dc.date.accessioned2019-02-01T11:49:30Z
dc.date.available2019-02-01T11:49:30Z
dc.date.issued2018-09-19
dc.date.submitted2019-02-01
dc.description.abstractO trabalho de investigação apresentado pretende alertar para a importância da educação artística no crescimento do ser humano, neste caso em particular, no desenvolvimento da autorrepresentação e autoconhecimento de pessoas privadas da sua liberdade. É apresentado um estudo de caso, construído com métodos qualitativos inerentes à investigação-ação, no Estabelecimento Prisional de Guimarães, com a utilização de práticas próprias das artes visuais, de forma a potenciar a autoanálise e o autoconceito para uma reflexão e potenciamento humano. Uma investigação de construção conjunta, iniciada em 2012, colaborativa e participada por todos os seus agentes (investigadora e reclusos/estudantes), que ainda se encontra em ação. E que coloca questões vinculadas à Educação Artística Formal de Adultos (privados de liberdade), identidade e contemporaneidade, com exemplos de experiências concretizadas em contexto real.pt_PT
dc.description.abstractThe research work presented intends to show the importance of artistic education on the development of the human being, and specifically on the development of self-concept and self-esteem of those lacking their liberty. The case-study presented here is comprised of methodology-of-qualitative inherent to research-action on Guimarães prison facility with the application of visual arts in a way that strengthen soul-searching and self-concept for a greater in development of critical thinking on human capital. These joint construction research started in 2012 its inclusive and cooperative of all the players involved (researcher/inmates/student’s) still active. And presents issues that regard curricular Artistic Education (lacking their liberty) identity, contemporaneous, with real context examples.pt_PT
dc.identifier.citationFerreira, Célia Cristina da Silva - "Liberta-me" [Em linha]: um estudo sobre a educação artística num estabelecimento prisional. Lisboa: [s.n.], 2018. 149 p.
dc.identifier.tid202174239
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7896
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectArtes visuaispt_PT
dc.subjectEducação ao longo da vidapt_PT
dc.subjectPrisõespt_PT
dc.subjectReclusospt_PT
dc.subjectAutorrepresentaçãopt_PT
dc.subjectAutoconhecimentopt_PT
dc.subjectGuimarãespt_PT
dc.subjectArtistic educationpt_PT
dc.subjectEducation through lifept_PT
dc.subjectPrisionpt_PT
dc.subjectSelf-depiction/Self-awarenesspt_PT
dc.title"Liberta-me" : um estudo sobre a educação artística num estabelecimento prisionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMAE_CeliaFerreira.pdf
Size:
5.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: