Repository logo
 
Publication

O impacto do programa de Coaching educacional na integração de professores no uso de tecnologias

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.advisorBidarra, José
dc.contributor.advisorGarcia, Marilene
dc.contributor.authorTrujillo, Diego Spitaletti
dc.date.accessioned2020-06-04T09:11:28Z
dc.date.available2022-11-28T01:30:19Z
dc.date.issued2019-11-28
dc.date.submitted2020-06-03
dc.description.abstractA uso de tecnologias e a introdução de novas metodologias nas escolas estão se tornando uma realidade cada vez mais comum, por conseguinte é importante que professores e instituições de ensino se atualizem e compreendam a seriedade de mudanças e de adaptações. Este trabalho apresenta uma análise realizada em uma escola regular bilíngue sobre a introdução de recursos tecnológicos e o suporte para os professore a partir de um programa de coachingde tecnologia educacional. A pesquisa foi baseada nas respostas de dois questionários e registros de reuniões em um intervalo de dois anos. Verificou-se que os professores desenvolveram confiança no uso de recursos digitais e eletrônicos e melhoraram suaspráticas em sala de aula com o uso guiado de tecnologias. A partir desses resultados, pode-se concluir que a presença de um especialista em tecnologias educacionais com abordagem de coachingimpacta consideravelmente o aprimoramento profissional dos professores e viabiliza um cenário positivo para introdução de recursos e de metodologias inovadoras.pt_PT
dc.description.abstractThe use of technologies and the introduction of new methodologies in schools are becoming an increasingly common reality, so it is important that teachers and educational institutions update and understand the seriousness of changes and adaptations. This work presents an analysis carried out in a regular bilingual school about the introduction of technological resources and the support for teachers from an educational technology-coachingprogram. The research was based on responses from two questionnaires and meeting records within a two-yearinterval. It was found that teachers developed confidence in the use of digital and electronic resources and improved their classroom practices with the guided use of technologies. From these results,we can conclude that the presence of a specialist in educational technologies with a coaching approachhas a considerable impact on the professional improvement of teachers, enabling a positive scenario for the introduction of innovative resources and methodologies.pt_PT
dc.identifier.citationTrujillo, Diego Spitaletti - O impacto do programa de Coaching educacional na integração de professores no uso de tecnologias [Em linha]: [s.n.], 2019. 111 p.
dc.identifier.tid202484947
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9755
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectNovas tecnologiaspt_PT
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectCoachingpt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectEducational technologypt_PT
dc.subjectTeacherpt_PT
dc.titleO impacto do programa de Coaching educacional na integração de professores no uso de tecnologiaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Comunicação Educacional e Médias Digitaispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMCEMD_DiegoSpitalettiTrujillo.pdf
Size:
2.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format