Repository logo
 
Publication

CompetĂȘncias de literacia nas escolas: o Programa WEIWE(R)BE

dc.contributor.authorFerreira da Cruz, Ana Carolina
dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.contributor.authorRibeiro Mota, Eduarda
dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.date.accessioned2024-06-14T15:29:48Z
dc.date.available2024-06-14T15:29:48Z
dc.date.issued2024
dc.descriptionProdução científica Integrada no ùmbito da Rede Académica Internacional WEIWERŸ, UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distùncia e Elearning, Universidade Aberta.pt_PT
dc.description.abstractO programa WEIWE(R)BE surge da necessidade de promover, nas escolas, o desenvolvimento articulado e sistemĂĄtico de competĂȘncias de literacia, incluindo a digital. De facto, com o Quadro Europeu de CompetĂȘncia Digital para Educadores (DigCompEdu), entre outros referenciais enquadradores da ação educativa, sĂŁo visados nĂŁo apenas os educadores, em particular os docentes, no caso das escolas, mas tambĂ©m os aprendentes, designadamente os discentes. Assim, entre outraspropostas ea fim de apoiar a implementação daquele programa, Ă© proporcionada formação docente aos professores envolvidos – professores bibliotecĂĄrios e outros professores dos mais diversos grupos de recrutamento –, apĂłs a qual se espera que explorem e promovam cenĂĄrios de aprendizagem conducentes Ă  integração de tais competĂȘncias nas suas prĂĄticas curriculares. Neste Ăąmbito, definimos, para o nosso estudo de caso, os seguintes objetivos: identificar como Ă© concretizado o desenvolvimento integrado e sistemĂĄtico de competĂȘncias de literacia, sobretudo em colaboração com a biblioteca escolar; mapear a inovação pedagĂłgica dele decorrente, nomeadamente em contextos hĂ­bridos. Os dados, recolhidos atravĂ©s de infografias e de relatĂłrios individuais, sĂŁo analisados, respetivamente, com recurso Ă  anĂĄlise estatĂ­stica descritiva e Ă  anĂĄlise de conteĂșdo, permitindo a sua triangulação, numa abordagem metodolĂłgica mista, fundamentada no paradigma pragmĂĄtico. Como resultados evidenciam-se, para alĂ©m da caracterização dos atores participantes no programa, competĂȘncias adquiridas e/ou aprofundadas, bem como pontos fortes e fatores facilitadores na realização de atividades despoletadas pela implementação do programa, a par de fragilidades e aspetos para melhoria. Conclui-se que, atravĂ©s do trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e a sala de aula, considerando diferentes fontes e recursos, a exemplo da WikipĂ©dia, Ă© possĂ­vel estimular tarefas alinhadas com ĂĄreas do DigCompEdu, numa estratĂ©gia de valorização profissional dos educadores e de sucesso dos aprendentes, numa palavra, de desenvolvimento articulado e sistemĂĄtico de competĂȘncias de literacia.pt_PT
dc.description.abstractThe WEIWE(R)BE program arises from the need to promote, in schools, the systematic development of literacy skills, including digital literacy. In fact, with the European Digital Competence Framework for Educators (DigCompEdu), among other references that guide educational action, not only educators are targeted, in particular teachers, in the case of the schools, but also learners, namely students. Thus, among other proposals and in order to support the implementation of that program, teacher training is provided to the teachers involved – teacher librarians and other teachers from different curriculum areas –, after which they are expected to explore and promote learning scenarios leading to the integration of such skills in their pedagogical practices. In this context, we defined the following objectives for our case study: to identify how the integrated and systematic development of literacy skills is achieved, especially in collaboration with the school library; to map the pedagogical innovation resulting from it, particularly in hybrid contexts. The data, collected through infographics and individual reports, are analyzed using, respectively, descriptive statistical analysis and content analysis, allowing their triangulation, in a mixed methodological approach, based on the pragmatic paradigm. The results show, in addition to the characterization of the actors participating in the program, acquired/deepened skills, as well as strengths and facilitating factors in carrying out activities triggered by the implementation of the program, along with weaknesses and aspects for improvement. It is concluded that, through collaborative work between the school library and the classroom, considering different sources and resources, such as Wikipedia, it is possible to stimulate tasks aligned with areas of the DigCompEdu, in a strategy of professional development of educators and success of learners, in a word, of a systematic development of literacy skills.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCruz, C.; Cardoso, T. M. L.; Mota, E. & Pestana, F. (2024). CompetĂȘncias de Literacia nas Escolas: o Programa WEIWE(R)BE. In A. J. OsĂłrio, M. J. Gomes, A. Ramos, & A. L. Valente (Eds.), Challenges 2024: Espaços e Caminhos OnLife (1.ÂȘ ed., pp. 500-516). Universidade do Minho. Centro de CompetĂȘncia.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-53959-1-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16128
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de CompetĂȘnciapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.nonio.uminho.pt/challenges/atas-2/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação abertapt_PT
dc.subjectEducação digitalpt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectMetodologias ativaspt_PT
dc.subjectCompetĂȘncias de literaciapt_PT
dc.subjectOpen educationpt_PT
dc.subjectDigital educationpt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectActive methodologiespt_PT
dc.subjectLiteracy skillspt_PT
dc.titleCompetĂȘncias de literacia nas escolas: o Programa WEIWE(R)BEpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage516pt_PT
oaire.citation.startPage500pt_PT
oaire.citation.titleChallenges 2024: Espaços e Caminhos OnLifept_PT
person.familyNameCruz
person.familyNameCardoso
person.familyNameRibeiro Mota
person.familyNamePestana
person.givenNameAna Carolina Ferreira da
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.givenNameEduarda
person.givenNameFilomena
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.orcid0000-0001-7983-8655
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.orcid0000-0002-8746-470X
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication6f4725f1-e73d-43f9-9f5d-776acc6796c5
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublicatione1e61ed7-cfc4-401e-a0ac-a3dc46666896
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
WEIWE(R)BE_Challenges2024.pdf
Size:
545.55 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: