Publication
CompetĂȘncias de literacia nas escolas: o Programa WEIWE(R)BE
dc.contributor.author | Ferreira da Cruz, Ana Carolina | |
dc.contributor.author | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | |
dc.contributor.author | Ribeiro Mota, Eduarda | |
dc.contributor.author | Pestana, Filomena | |
dc.date.accessioned | 2024-06-14T15:29:48Z | |
dc.date.available | 2024-06-14T15:29:48Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description | Produção cientĂfica Integrada no Ăąmbito da Rede AcadĂ©mica Internacional WEIWERÂź, UID4372/FCT LaboratĂłrio de Educação a DistĂąncia e Elearning, Universidade Aberta. | pt_PT |
dc.description.abstract | O programa WEIWE(R)BE surge da necessidade de promover, nas escolas, o desenvolvimento articulado e sistemĂĄtico de competĂȘncias de literacia, incluindo a digital. De facto, com o Quadro Europeu de CompetĂȘncia Digital para Educadores (DigCompEdu), entre outros referenciais enquadradores da ação educativa, sĂŁo visados nĂŁo apenas os educadores, em particular os docentes, no caso das escolas, mas tambĂ©m os aprendentes, designadamente os discentes. Assim, entre outraspropostas ea fim de apoiar a implementação daquele programa, Ă© proporcionada formação docente aos professores envolvidos â professores bibliotecĂĄrios e outros professores dos mais diversos grupos de recrutamento â, apĂłs a qual se espera que explorem e promovam cenĂĄrios de aprendizagem conducentes Ă integração de tais competĂȘncias nas suas prĂĄticas curriculares. Neste Ăąmbito, definimos, para o nosso estudo de caso, os seguintes objetivos: identificar como Ă© concretizado o desenvolvimento integrado e sistemĂĄtico de competĂȘncias de literacia, sobretudo em colaboração com a biblioteca escolar; mapear a inovação pedagĂłgica dele decorrente, nomeadamente em contextos hĂbridos. Os dados, recolhidos atravĂ©s de infografias e de relatĂłrios individuais, sĂŁo analisados, respetivamente, com recurso Ă anĂĄlise estatĂstica descritiva e Ă anĂĄlise de conteĂșdo, permitindo a sua triangulação, numa abordagem metodolĂłgica mista, fundamentada no paradigma pragmĂĄtico. Como resultados evidenciam-se, para alĂ©m da caracterização dos atores participantes no programa, competĂȘncias adquiridas e/ou aprofundadas, bem como pontos fortes e fatores facilitadores na realização de atividades despoletadas pela implementação do programa, a par de fragilidades e aspetos para melhoria. Conclui-se que, atravĂ©s do trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e a sala de aula, considerando diferentes fontes e recursos, a exemplo da WikipĂ©dia, Ă© possĂvel estimular tarefas alinhadas com ĂĄreas do DigCompEdu, numa estratĂ©gia de valorização profissional dos educadores e de sucesso dos aprendentes, numa palavra, de desenvolvimento articulado e sistemĂĄtico de competĂȘncias de literacia. | pt_PT |
dc.description.abstract | The WEIWE(R)BE program arises from the need to promote, in schools, the systematic development of literacy skills, including digital literacy. In fact, with the European Digital Competence Framework for Educators (DigCompEdu), among other references that guide educational action, not only educators are targeted, in particular teachers, in the case of the schools, but also learners, namely students. Thus, among other proposals and in order to support the implementation of that program, teacher training is provided to the teachers involved â teacher librarians and other teachers from different curriculum areas â, after which they are expected to explore and promote learning scenarios leading to the integration of such skills in their pedagogical practices. In this context, we defined the following objectives for our case study: to identify how the integrated and systematic development of literacy skills is achieved, especially in collaboration with the school library; to map the pedagogical innovation resulting from it, particularly in hybrid contexts. The data, collected through infographics and individual reports, are analyzed using, respectively, descriptive statistical analysis and content analysis, allowing their triangulation, in a mixed methodological approach, based on the pragmatic paradigm. The results show, in addition to the characterization of the actors participating in the program, acquired/deepened skills, as well as strengths and facilitating factors in carrying out activities triggered by the implementation of the program, along with weaknesses and aspects for improvement. It is concluded that, through collaborative work between the school library and the classroom, considering different sources and resources, such as Wikipedia, it is possible to stimulate tasks aligned with areas of the DigCompEdu, in a strategy of professional development of educators and success of learners, in a word, of a systematic development of literacy skills. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Cruz, C.; Cardoso, T. M. L.; Mota, E. & Pestana, F. (2024). CompetĂȘncias de Literacia nas Escolas: o Programa WEIWE(R)BE. In A. J. OsĂłrio, M. J. Gomes, A. Ramos, & A. L. Valente (Eds.), Challenges 2024: Espaços e Caminhos OnLife (1.ÂȘ ed., pp. 500-516). Universidade do Minho. Centro de CompetĂȘncia. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-53959-1-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/16128 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de CompetĂȘncia | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.nonio.uminho.pt/challenges/atas-2/ | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação aberta | pt_PT |
dc.subject | Educação digital | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_PT |
dc.subject | CompetĂȘncias de literacia | pt_PT |
dc.subject | Open education | pt_PT |
dc.subject | Digital education | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical innovation | pt_PT |
dc.subject | Active methodologies | pt_PT |
dc.subject | Literacy skills | pt_PT |
dc.title | CompetĂȘncias de literacia nas escolas: o Programa WEIWE(R)BE | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 516 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 500 | pt_PT |
oaire.citation.title | Challenges 2024: Espaços e Caminhos OnLife | pt_PT |
person.familyName | Cruz | |
person.familyName | Cardoso | |
person.familyName | Ribeiro Mota | |
person.familyName | Pestana | |
person.givenName | Ana Carolina Ferreira da | |
person.givenName | Teresa Margarida Loreiro | |
person.givenName | Eduarda | |
person.givenName | Filomena | |
person.identifier | 893541 | |
person.identifier.ciencia-id | AA1A-4DCF-D85E | |
person.identifier.ciencia-id | 151A-5B81-C0F4 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7983-8655 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7918-2358 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8746-470X | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3146-8792 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57086240100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 6f4725f1-e73d-43f9-9f5d-776acc6796c5 | |
relation.isAuthorOfPublication | 7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066 | |
relation.isAuthorOfPublication | e1e61ed7-cfc4-401e-a0ac-a3dc46666896 | |
relation.isAuthorOfPublication | 85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a |