Repository logo
 
Publication

Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorSantos, José Rui
dc.date.accessioned2021-12-14T15:30:49Z
dc.date.available2021-12-14T15:30:49Z
dc.date.issued2021-12
dc.description.abstractDecorrida uma década após a realização da primeira edição (2009/10) do Curso de Profissionalização em Serviço para docentes do ensino público dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário realizado em eLearning, na Universidade Aberta de Portugal, fomos à procura dos seus reflexos na construção da profissionalidade dos docentes que o realizaram. Desse estudo, descritivo de abordagem quantitativa com a utilização de um questionário online como instrumento de recolha de dados e a folha de cálculo do Office 365 Excel para os analisar, surge este artigo que ambiciona ser, antes de mais, o ponto de partida de uma reflexão que se espera venha a ser alargada a todos os docentes de todas as edições do Curso de Profissionalização em Serviço. Dos resultados obtidos constata-se que para os professores que participaram no estudo as expetativas criadas antes do início do Curso, quanto ao contributo que este poderia trazer para construção da sua profissionalidade, foram concretizadas. O CPS trouxe consigo o ingresso na carreira docente para a generalidade dos docentes inquiridos que o frequentaram; o contributo do CPS, na construção da sua profissionalidade docente, foi relevante ou muito relevante.pt_PT
dc.description.abstractA decade after the first edition (2009/10) of the In-service Professionalization Course for public school teachers of the 2nd and 3rd cycles of Basic and Secondary Education, held in eLearning at the Open University of Portugal, we looked for its reflexes in the construction of the professionalism of the teachers who took it. This article was produced following on that descriptive, quantitative approach study, using an online questionnaire as data collection tool, and the Office 365 Excel spreadsheet to analyze such data. Above all, it aims at becoming the starting point of a reflection that is expected to be extended to all teachers of all editions of the In-service Professionalization Course (IPC). The results obtained show that, for the teachers who participated in the study, the expectations created before the beginning of the course as to the contribution it could make to building their professionalism were met; the majority of the surveyed teachers who attended the IPC entered the teaching career after concluding it; the contribution of the IPC to the construction of their teaching professionalism was relevant or very relevant.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos, José Rui - Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p. 158-178pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/vol4iss2pp158-178pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11481
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/25448pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDocentept_PT
dc.subjectFormação docentept_PT
dc.subjecteLearningpt_PT
dc.subjectProfissionalização em serviçopt_PT
dc.subjectProfissionalidade docentept_PT
dc.subjectTeacherpt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectIn-service professionalizationpt_PT
dc.subjectTeacher’s professionalismpt_PT
dc.titleReflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviçopt_PT
dc.title.alternativeReflexes of an eLearning in-service professionalization course on the building of teacher’s professionalismpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage178pt_PT
oaire.citation.startPage158pt_PT
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e Elearningpt_PT
person.familyNameSantos
person.givenNameJosé Rui
person.identifierV-8556-2018
person.identifier.ciencia-idD21A-97C9-C219
person.identifier.orcid0000-0001-7571-7012
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationaa325cf1-8072-4230-a0ae-ed6025d87f66
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaa325cf1-8072-4230-a0ae-ed6025d87f66

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_V4 N2_p. 158-178.pdf
Size:
699.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format