Repository logo
 
Publication

A aquisição/aprendizagem da competência pragmática em português língua não materna: a formulação de pedidos por falantes provenientes da Guiné-Bissau, residentes em Portugal

dc.contributor.advisorBatoréo, Hanna
dc.contributor.authorRosário, Maria de los Ángeles Antunes do
dc.date.accessioned2019-01-29T11:18:26Z
dc.date.available2019-01-29T11:18:26Z
dc.date.issued2018-11-05
dc.date.submitted2019-01-29
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo analisar os fatores linguísticos, sociolinguísticos e culturais que determinam os processos de aquisição e aprendizagem da competência pragmática em PLNM, no que se refere à expressão do ato ilocutório diretivo do pedido, por falantes provenientes da Guiné-Bissau a estudar no ensino superior em Portugal. Para efeitos do estudo em causa, alguns dos estudantes estando em Portugal há alguns meses e outros há mais de um ano. Para a realização do presente estudo, elaborámos uma ficha sociolinguística, para recolher informações de forma a caracterizar o perfil sociolinguístico dos nossos informantes, e um teste linguístico, para a recolha do corpus linguístico a analisar. Os resultados permitiram-nos verificar que: - os falantes que beneficiaram de uma maior imersão linguística apresentam uma maior competência pragmática; - a exposição à LP é um fator muito importante para a aquisição/aprendizagem da competência pragmática; - os falantes que optam pelas estruturas menos marcadas da língua-alvo, podem apresentar, em alguns casos, a cristalização dessas estruturas, como no caso da expressão «desculpa/e».pt_PT
dc.description.abstractThe present study aims to analize the linguistic, sociolinguistic and cultural factors that determine the acquisition and learning processes of pragmatic competence in Portuguese as a Second Language, focussing on the speech act of request, by speakers from GuineaBissau studying a higher education level in Portugal. It must be taken into account the fact that some of the students have been in Portugal for a few months and others for more than a year. In order to carry out the present study, we developed a sociolinguistic form to collect information in order to characterize the sociolinguistic profile of our informants, and a linguistic test for the collection of the linguistic corpus to be analyzed. The results allowed us to verify that: - speakers who have benefited from a greater immersion in the target language have a greater pragmatic competence; - exposure to LP is a very important factor for the acquisition and learning of pragmatic competence; - speakers who opt for the less marked structures of the target language, may, in some cases, present the crystallization of such structures, as in the case of the expression «desculpa/e» ('excuse')pt_PT
dc.identifier.citationRosário, Maria de los Ángeles Antunes do - A aquisição/aprendizagem da competência pragmática em português língua não materna [Em linha]: a formulação de pedidos por falantes provenientes da Guiné-Bissau, residentes em Portugal. [S.l.]: [s.n.], 2018. 521 p.
dc.identifier.tid202174549
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7888
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCompetência pragmáticapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectPortuguês língua não maternapt_PT
dc.subjectCorpus linguísticopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt_PT
dc.subjectLíngua portuguesapt_PT
dc.subjectLínguas étnicaspt_PT
dc.subjectLíngua terceirapt_PT
dc.subjectAto ilocutóriopt_PT
dc.subjectPedidopt_PT
dc.subjectGuiné-Bissaupt_PT
dc.subjectPortuguese as a second languagept_PT
dc.subjectThird language (L3)pt_PT
dc.subjectPragmatic competencept_PT
dc.subjectRequestpt_PT
dc.subjectGuinea Bissaupt_PT
dc.titleA aquisição/aprendizagem da competência pragmática em português língua não materna: a formulação de pedidos por falantes provenientes da Guiné-Bissau, residentes em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TMPLNM__MariaAngelesRosario.pdf
Size:
10.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: