Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-05"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A aquisição/aprendizagem da competência pragmática em português língua não materna: a formulação de pedidos por falantes provenientes da Guiné-Bissau, residentes em PortugalPublication . Rosário, Maria de los Ángeles Antunes do; Batoréo, HannaO presente estudo tem por objetivo analisar os fatores linguísticos, sociolinguísticos e culturais que determinam os processos de aquisição e aprendizagem da competência pragmática em PLNM, no que se refere à expressão do ato ilocutório diretivo do pedido, por falantes provenientes da Guiné-Bissau a estudar no ensino superior em Portugal. Para efeitos do estudo em causa, alguns dos estudantes estando em Portugal há alguns meses e outros há mais de um ano. Para a realização do presente estudo, elaborámos uma ficha sociolinguística, para recolher informações de forma a caracterizar o perfil sociolinguístico dos nossos informantes, e um teste linguístico, para a recolha do corpus linguístico a analisar. Os resultados permitiram-nos verificar que: - os falantes que beneficiaram de uma maior imersão linguística apresentam uma maior competência pragmática; - a exposição à LP é um fator muito importante para a aquisição/aprendizagem da competência pragmática; - os falantes que optam pelas estruturas menos marcadas da língua-alvo, podem apresentar, em alguns casos, a cristalização dessas estruturas, como no caso da expressão «desculpa/e».